O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região se solidariza com os cinquenta bancários da oposição do Rio de Janeiro, que foram impedidos de inscrever a chapa para disputar as eleições do Sindicato dos Bancários e Financiários do Rio de Janeiro. A votação será de 7 a 11 de abril.
De acordo com os “Bancários de Luta Rio”, a comissão eleitoral negou a inscrição, com base na exigência de que as chapas apresentadas devem conter os nomes de todos os concorrentes aos cargos a serem preenchidos, em número não inferior a 91 e no mínimo 5 representantes de cada um dos cinco maiores bancos da base (Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil).
Para a oposição, a exigência é abusiva e não tem sentido, já que não consta em estatuto sindical. “A atual diretoria decidiu, em reunião interna, quais seriam as regras da eleição e as aprovou em assembleia realizada na sede do sindicato, em 23 de janeiro, período em que muitos bancários estão de férias. Atualmente, a diretoria do sindicato do Rio é formada por 137 diretores, muitos destes não são vistos nas lutas cotidianas da categoria, mas compareceram em peso à assembleia para aprovar as regras que, obviamente, atendem à intenção de impedir “, declarou.
O Sindicato disponibilizou seu Departamento Jurídico para a chapa buscar na Justiça seu direito de disputar as eleições do RJ.