SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Por que se sindicalizar?

Descubra a importância do SEEB e venha fazer parte desta luta você também.

Entenda a importância de se sindicalizar

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/CSP-Conlutas é uma ferramenta de luta sem fins lucrativos. Todo dinheiro arrecadado é revertido em luta para a categoria. O bancário, associado ou não, se beneficia das conquistas da Convenção Coletiva dos bancários desde o primeiro dia de trabalho no banco até o dia de sua demissão ou aposentadoria. Por tudo isso, reforçamos a importância de você se sindicalizar.

Confira abaixo alguns direitos conquistados ao longo dos anos com a ajuda estrutural do Sindicato:

  • JORNADA DE SEIS HORAS
    A jornada de seis horas foi conquistada em 1951, após 63 dias de uma greve histórica. Na ocasião, nove bancários morreram na luta pelos nossos direitos. Sob forte pressão da categoria, o Congresso Nacional aprovou a Lei que garante a seguinte prerrogativa: jornada de 30 horas semanais.
  • SALÁRIO DE INGRESSO
    O bancário admitido não poderá receber menos do que o Piso Salarial do Acordo Coletivo da categoria. Além disso, após 90 dias da data de admissão o trabalhador passa a receber valor igual ao dos funcionários mais antigos.
  • REAJUSTE SALARIAL
    O reajuste salarial é negociado entre os sindicatos e as empresas. A legislação atual não concede e nem garante o reajuste de seu salário, desta forma, se não houvesse essa negociação com os sindicatos, os trabalhadores não teriam reajuste e seriam reféns dos patrões. Todo ano os sindicatos lutam por um reajuste salarial digno para os trabalhadores. As greves são provas de que a luta pode trazer conquistas e mais respeito à categoria.
  • ABONO SALARIAL
    A legislação salarial não garante abano salarial. No entanto, depois de muita luta dos sindicatos, a categoria bancária conquistou o abono através dos Acordos Coletivos.
  • GRATIFICAÇÃO DE FUNÇÃO
    Quando você recebe, no mínimo 55% de gratificação sobre o valor nominal do seu salário, você está usando o Sindicato. A gratificação de função prevista em Lei é de 1/3 do salário.
  • GRATIFICAÇÃO DE CAIXA
    A Gratificação de Caixa e outras verbas de Caixa não é prevista em Lei. É uma conquista de nossa Convenção/Acordo.
  • PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS
    Milhares de trabalhadores de diversas categorias nunca receberam um centavo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) das empresas em que trabalham. Já a categoria bancária recebe anualmente esse valor, que está garantido em nossa Convenção e foi conquistado através da luta dos sindicatos.
  • ADIANTAMENTO DO 13º SALÁRIO
    A lei determina que o pagamento do 13º salário pode ser efetuado até o dia 20 de dezembro. No entanto, os bancários recebem o adiantamento da 1ª parcela do 13º salário no mês de fevereiro ou em maio, ou, antes disso – nas férias e os bancários de bancos públicos recebem a 2ª parcela do 13º salário em novembro, ao invés de dezembro. Isso é uma conquista dos sindicatos para os bancários!
  • SALÁRIO DO SUBSTITUTO
    Na categoria, após muita luta, os bancários quando substituem alguém que exerce função comissionada, recebem o mesmo valor correspondente à comissão dos ausentes.
  • ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO
    O Adicional por Tempo de Serviço não está previsto em lei, mas está no Acordo Coletivo e é fruto de muita luta pelos bancários
  • GRATIFICAÇÃO DE COMPENSADOR DE CHEQUES
    A gratificação aos compensadores de cheques não está prevista em lei. Porém, está no Acordo e está na lista de conquistas dos sindicatos!
  • PARCELAMENTO DO ADIANTAMENTO DE FÉRIAS
    Através da nossa luta, os bancários podem antecipar um salário e pagar em 5 ou até 10 parcelas iguais e sem juros.
  • ADICIONAL NOTURNO
    O percentual previsto na Lei é de 20% no mínimo sobre a hora diurna. No entanto, graças à nossa luta, o bancário que presta serviço no horário compreendido entre às 22 horas de um dia e às 06 horas da manhã do dia seguinte e recebe Adicional Noturno de no mínimo 35% sobre o salário.
  • FÉRIAS PROPORCIONAIS
    O Sindicato foi a luta e conquistou que no Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho conste o pagamento da proporcionalidade dos meses trabalhados, em relação ao período integral de férias, inclusive no que concerne ao 1/3, até nesse momento, para os bancários que foram demitidos.
  • SEGURO DE VIDA EM GRUPO
    O benefício de quando o bancário está em gozo de Auxilio Doença pela Previdência Social e o banco arca com o ônus do prêmio do Seguro de Vida em Grupo, é mais uma conquista nossa que está na Convenção/Acordo.
  • AUXÍLIO REFEIÇÃO, ALIMENTAÇÃO E CESTA BÁSICA
    Os auxílios são frutos das nossas lutas!
  • AUXÍLIO CRECHE/ BABÁ/ FILHOS EXCEPCIONAIS
    Esses auxílios também estão no Acordo e foram conquistados através de muita luta!
  • AUXÍLIO FUNERAL
    O auxílio funeral é uma conquista prevista em nossa Convenção/Acordo. Quando ocorre o falecimento do bancário, de seu conjugue, ou de filhos menores de 18 anos e o banco paga a ele ou a seus familiares o Auxilio Funeral, até nesse momento está sendo feito o uso do Sindicato.

Faça parte você também clicando aqui!

Newsletter