SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Fenaban enrola e não apresenta cartilha de combate ao assédio na categoria

03/07/2025

Compartilhe:

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) descumpriu o combinado com o movimento sindical e não apresentou uma proposta de cartilha de combate ao assédio no ambiente de trabalho voltada à categoria.

Em abril, durante reunião específica sobre saúde bancária, a Fenaban se comprometeu a produzir uma cartilha com informações sobre o que caracteriza o assédio, o que define um ambiente de trabalho saudável e como os trabalhadores podem identificar e reagir a situações de violência organizacional. Contudo, no último dia 30 de junho, quando ocorreu o segundo encontro entre as partes, nada foi apresentado.

De acordo com a representação dos bancos, não houve tempo hábil para a produção do material, mas em uma próxima reunião – ainda sem data prevista – ele será divulgado.

NR-1

Na ocasião, o movimento sindical também exigiu a participação direta na implementação da Norma Regulamentadora (NR-1), que estabelece as regras de Segurança e Saúde do Trabalho. O Ministério do Trabalho e Emprego prorrogou para 25 de maio de 2026 o início da vigência da nova redação da NR-1, que determina que as empresas avaliem e gerenciem os riscos psicossociais, para evitar que seus funcionários sejam acometidos por doenças relacionadas ao trabalho, como: estresse ocupacional crônico, síndrome de burnout, assédio moral, carga mental excessiva, exigência de hiperconectividade, entre outras.

Os bancos já começaram a implementar a NR-1, mas sem a participação do movimento sindical e sem informar como estão sendo feitas as análises de dados e medidas de prevenção.

Importante lembrar que, em 2024, a saúde mental foi a principal causa dos afastamentos na categoria bancária. Segundo levantamento do Dieese, as doenças mentais e comportamentais foram responsáveis por 55,9% dos afastamentos acidentários e por 51,8% dos afastamentos previdenciários. Em segundo lugar ficaram as doenças conhecidas como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), responsáveis por 20,3% dos afastamentos acidentários e 15,2% dos afastamentos previdenciários.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a demora da Fenaban em produzir a cartilha demonstra a falta de compromisso em estabelecer políticas claras de combate ao assédio moral, sexual e institucional nos bancos. Sem as informações e orientações adequadas e sem a devida implementação da NR-1, os bancários permanecem vulneráveis e novas vítimas serão expostas a situações de violência e desrespeito no ambiente de trabalho.

Atuante

Diferente da postura da Fenaban, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região produziu no ano passado a cartilha “Assédio no setor bancário: O combate deve ser diário!”. O material informativo e educativo foi entregue a todos os trabalhadores da base e está disponível para leitura no site da entidade. Confira aqui!

Notícias Relacionadas

Assembleia define liberação de seis diretores do Sindicato

18/07/2025

Diretores escolhidos são liberados de bater ponto nos bancos para se dedicarem integralmente às atividades da entidade

ATENÇÃO! Criminosos aplicam golpe do falso advogado em bancários atendidos pelo Sindicato

17/07/2025

Funcionários do Escritório Leve do BB estão esgotados pela cobrança abusiva de metas!

Banco do Brasil 17/07/2025

Newsletter