O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região apoia a greve dos servidores municipais de Bauru. No dia 5, a entidade esteve em frente a prefeitura, apoiando os trabalhadores que cruzaram os braços por reajuste digno e valorização (veja foto).
A greve foi decretada no dia 4, após a prefeita Suéllen Rosim oferecer apenas 6% de reajuste salarial e no vale-alimentação. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 12% para os vencimentos, vale-compras e abono pecuniário.
De acordo com a categoria, a situação dos aposentados – que não recebem o vale-compras – e das merendeiras – que ganham menos do que um salário mínimo e não possuem adicional de insalubridade – precisam de mais atenção do poder executivo.
Além deles, os professores também sofrem com o descaso da prefeita, que segue negando a atualização do piso salarial de acordo com a legislação nacional. Os profissionais denunciam que em Bauru há a chamada segregação profissional, onde eles são divididos em ‘adjuntos’ e ‘especialistas’. Com a divisão, as professoras adjuntas são desvalorizadas e não têm acesso a recursos importantes de formação, além da diferença salarial.
Chega de migalhas, prefeita! Valorize os servidores municipais!