SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Setembro Amarelo

13/09/2018

O mês de setembro começou com o Sindicato levantando uma bandeira muito importante: a participação na campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Está mais do que na hora de todos os trabalhadores, familiares e amigos se conscientizarem sobre esse assunto delicado e que já se tornou um tabu. Por isso, como a própria campanha do Setembro Amarelo afirma, “falar é a melhor solução”.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), aproximadamente, 32 pessoas se matam todos os dias no Brasil. Em todo mundo, esse número chega a 2.200.

Na categoria bancária, segundo uma reportagem exibida em 2017 pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), o número de suicídios entre bancários chega ser de 1 a cada 21 dias. Só no Banco do Brasil, de 2005 até o ano passado, foram pelo menos 64 casos registrados e desde a última reestruturação do banco (em novembro de 2017), já foram pelo menos mais 4 vidas perdidas.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região entende que há um conjunto de situações que podem levar alguém ao suicídio, porém, a cada dia se torna mais comum o assédio moral e a sobrecarga de trabalho serem determinantes para o adoecimento psiquiátrico dos bancários.

Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo é fundamental. O CVV realiza, voluntariamente, apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas pelo telefone 188.

Notícias Relacionadas

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Bancária recebe quase R$ 39 mil por desenvolver doença ocupacional no BB

Banco do Brasil 15/04/2024

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

Newsletter