A Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) aprovou a redução do equacionamento da Funcef (Fundação dos Economiários Federais). Todos os 53,8 mil participantes ativos, pensionistas e aposentados do plano REG/Replan Saldado terão redução de 43% nas taxas mensais de equacionamento, a partir do contracheque de março.
A implantação terá efeito retroativo a janeiro deste ano. A diferença no valor das contribuições extraordinárias descontadas nos contracheques de janeiro, fevereiro e da primeira parcela do 13º – um total de R$ 98 milhões – já foi restituída a todos os participantes no dia 28 de fevereiro.
Em meados do ano passado, quando a proposta foi anunciada pela Funcef, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região alertou aos participantes que a redução aconteceria sob uma série de retirada de direitos, como a redução da pensão por morte, a redução da idade limite para recebimento da pensão para filhos e o fim do Auxílio Pecúlio.
Para a entidade, a retirada de direitos não é uma solução para a situação dos participantes do plano que, há anos, pagam pelas fraudes bilionárias da Funcef.