SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Leia a nota dos sindicatos ligados à FNOB sobre a não assinatura da convenção aditiva da Fenaban

13/12/2019

No dia 12 de novembro, o presidente Jair Bolsonaro publicou a Medida Provisória nº 905. Desde a edição desta MP, que foi criada com a desculpa de gerar empregos (como se fosse possível gerar empregos aumentando jornada de trabalho), mas que na prática é mais um passo do desmonte da CLT, os bancários se veem atacados: afinal, amplia a jornada de trabalho de 6 horas para 8 horas (com exceção dos caixas), permite a abertura das agências bancárias e o trabalho aos sábados, além de retirar os sindicatos da mesa de negociação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Os sindicatos de Bauru, Maranhão e Rio Grande do Norte, ligados à FNOB (Frente Nacional de Oposição Bancária), se reuniram com a Fenaban no dia 10 e decidiram não assinar a convenção aditiva sem uma análise maior em suas diretorias e sem a ampla discussão com os bancários em assembleia. Ou seja, totalmente diferente da forma como a Contraf/CUT e a Contec fizeram, que, sem qualquer discussão de conteúdo com suas bases, assinaram a convenção e ainda saíram gritando vitória (ignorando as cláusulas do aditivo que não versavam sobre a MP 905, como o desconto da gratificação de função nas ações individuais e coletivas vitoriosas que pleiteiam as 7ª e 8ª horas de dezembro de 2018 pra cá, e a obrigatoriedade de procurar a Fenaban antes do ajuizamento de qualquer ação coletiva a partir de agora). O aditivo terá duração até 31 de dezembro de 2020.

Por tudo isso, repudiamos a forma como a Contraf/CUT e a Contec encaminharam essa discussão. Os sindicatos ligados à FNOB realizarão assembleias para debater o tema e já saem com o indicativo de REJEITAR a assinatura do acordo. Afinal, não se negociam direitos conquistados sem sequer tentar o caminho da luta e mobilização da categoria.

Os bancários, pelo seu nível de organização, devem ocupar papel central na luta pela derrubada da MP 905, juntando-se a outros setores de trabalhadores e estudantes que também estão sendo atacados com a farsa da “carteira verde e amarela”. Só a luta muda à vida!

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BAURU E REGIÃO

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DO ESTADO DO MARANHÃO

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

FNOB – FRENTE NACIONAL DE OPOSIÇÃO BANCÁRIA

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Bancário do Bradesco aceita acordo para encerrar ação de horas extras

Bradesco 28/03/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter