SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Desmonte consolidado: Santander de Piraju será fechado no dia 4 de abril

Agência é a segunda a ser fechada na região neste ano

25/03/2025

Bancos: Santander

Consolidando um processo de desmonte que já vinha ocorrendo desde a reestruturação iniciada no ano passado, o Santander irá encerrar as atividades da agência de Piraju no dia 4 de abril.

Os quatro funcionários que atuam na unidade serão realocados para Fartura. Os clientes também terão que viajar por cerca de meia hora para conseguir atendimento na cidade, localizada a 32 km de distância de Piraju.

Processo de desmonte

Em 2024, o Santander anunciou uma reestruturação com diversas alterações nas funções dos trabalhadores. Os funcionários que desempenhavam funções como “Van Gogh” foram realocados, assim como os PJs, que passaram a trabalhar remotamente. Desde então, as agências contam apenas com GNS – gerentes de negócios e serviços – que fazem múltiplas funções. Com as alterações, a sobrecarga de trabalho aumentou ainda mais, assim como as demissões imotivadas, o fechamento de agências e a insatisfação dos clientes.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou em março passado um protesto na agência de Piraju que, após a reestruturação, passou a operar com quadro extremamente reduzido de funcionários: apenas três trabalhadores. Mesmo com a intervenção e cobrança por mais contratações, pouco foi feito pela direção do banco. Para a entidade, essa imobilidade já era uma tragédia anunciada.

Fechamento e precarização

No ano passado foram fechadas as unidades: da Duque de Caxias (Bauru), de Taguaí e de Presidente Alves. Já no começo deste ano, as atividades da agência de Itaporanga foram encerradas. O Sindicato repudia esse desmonte que, além de colocar em risco o emprego dos bancários e de terceirizados (vigilantes, serviços gerais, etc.), precariza os serviços e penaliza os clientes e economia local.

 

Notícias Relacionadas

Sorrateira! Fundação Sudameris propõe acordo extrajudicial para desligamento voluntário e imediato do plano

Santander 05/09/2025

Fundação alega que os recursos financeiros disponíveis no caixa para manter plano acabaram em 31 de agosto

Não respeitam nem o BC! Bradesco, Itaú e Santander realizam débitos indevidos nas contas de aposentados

Bradesco 26/08/2025

Grande vitória! Previc indefere os seis pedidos de retirada de patrocínio dos planos de benefícios definidos

Santander 18/08/2025

Newsletter