SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

SX Tools: Santander é condenado por fraudar contratação de bancário

20/07/2023

Bancos: Santander

O Santander foi condenado por fraudar a contratação de um bancário por meio da SX Tools, empresa terceirizada criada pela própria instituição financeira.

O trabalhador foi contratado pelo Santander em setembro de 2018. No entanto, em janeiro de 2022, foi transferido para a SX Tools e continuou exercendo as atividades que eram desempenhadas no banco, inclusive, no mesmo espaço físico que já integrava. Diante da situação, ingressou na Justiça para buscar seu enquadramento na categoria dos bancários.

Ao analisar o caso, a juíza Katia Bizzetto, da 11ª Vara do Trabalho de São Paulo, concluiu que a transferência do trabalhador para a terceirizada “teve como único objetivo afastar o enquadramento sindical do reclamante, privando-o dos direitos trabalhistas inerentes à categoria dos bancários”. Assim, concedeu ao trabalhador o direito de ser considerado como pertencente à categoria e todos os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho.

A sentença também determinou pagamento de horas extras, consideradas como tais as excedentes à sexta hora diária ou trigésima semanal, até abril de 2023. Cabe recurso do banco.

Notícias Relacionadas

Sindicato conquista na Justiça condenação do Santander por danos morais à ex-banespiana

Santander 23/05/2024

Sindicato conquista liminar determinando que Unimed autorize tratamento médico de bancária do Santander

Santander 22/05/2024

Sob justificativa de ação emergencial, Santander transfere gerentes Van Gogh de SP e do Rio para Superlinha

Santander 09/05/2024

Newsletter