SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicatos cobram que Santander pague horas extras a quem trabalhou na antecipação do feriado de 9 de Julho

09/07/2020

Bancos: Santander

Como se sabe, o governo do estado de São Paulo antecipou para 25 de maio o feriado estadual de 9 de Julho. Os bancos não acataram a antecipação, tendo funcionado normalmente naquele dia. Em compensação, deram uma folga aos que trabalharam. Sendo assim, na última sexta-feira, 3, a Febraban emitiu um comunicado informando que haveria expediente bancário normal também neste 9 de julho.

Acontece que o Santander assinou um Acordo Individual de Banco de Horas com alguns funcionários, e esse acordo proíbe que as horas trabalhadas em feriados e finais de semana componham o banco de horas. Dessa maneira, o Santander tem de pagar horas extras a esses trabalhadores, não substituí-las por uma folga.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a compensação é prejudicial ao trabalhador, pois a hora extra tem valor mais vantajoso. Além disso, a compensação fica a critério do banco, e não do bancário. Assim, se o Santander oferecer compensação aos que assinaram o acordo, estará descumprindo o que ele mesmo propôs.

Importante destacar que o Acordo Individual de Banco de Horas foi firmado diretamente com os trabalhadores, sem a participação de sindicatos, segundo as novas regras introduzidas pela reforma trabalhista.

Também vale lembrar que em setembro do ano passado o Sindicato teve de acionar a Justiça porque o banco espanhol não pagou a antecipação da PLR no prazo estabelecido na convenção coletiva. A sentença, favorável aos trabalhadores, foi dada no último mês de abril.

Por fim, o Santander também desrespeitou, nestes tempos de pandemia, o que diz a CCT quanto à proibição de enviar cobrança de metas para o celular pessoal dos funcionários. A mais recente edição do jornal do Sindicato incluiu diversas capturas de tela enviadas à entidade por bancários para denunciar a violação praticada pela instituição espanhola.

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

QUEREMOS MAIS! Após intervenção do Sindicato, Santander de Piraju vai contratar mais um funcionário

Santander 03/04/2024

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Newsletter