SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato repudia ataque americano no Iraque

09/01/2020

No dia 3, com ação autorizada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, houve um ataque com drones ao Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque, que culminou na morte do principal comandante militar do Irã, o general Qassim Suleimani.

Enquanto o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, pediu “vingança implacável” e milhares de pessoas foram às ruas no Irã e em outros países, como Índia, Líbano e Paquistão, para protestar contra a morte do general e pedir “morte à América”, Trump anunciou a ida de até 3.500 soldados para o Oriente Médio, a fim de reforçar os cerca de 5.200 efetivos regularmente alocados no Iraque.

Poucas horas após o funeral de Soleimani, em retaliação à morte do general, bases aéreas americanas no Iraque foram alvo de mísseis.

A ação militar de Trump acontece justamente quando o presidente está ameaçado de sofrer impeachment e logo após o Irã descobrir novos poços de petróleo. Ou seja, a motivação para o confronto foi meramente política e atinge a soberania do Irã.

O Sindicato lamenta a nota emitida pelo Itamaraty, que apoia a iniciativa militar de Trump. A consequência dessa nota é que a Embaixada dos EUA pediu que americanos que moram no Brasil fiquem alertas.

Notícias Relacionadas

Por falta de ar-condicionado, Sindicato fecha agência da CEF no Jardim Redentor em Bauru

24/04/2024

SindBar deste mês terá show com “Gutto Vianni e Cristiano”

24/04/2024

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

23/04/2024

Newsletter