SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato realiza “enterro” do assédio sexual e moral da Caixa Econômica Federal

05/07/2022

Bancos: Caixa Econômica Federal

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou nesta terça-feira, dia 5, um “enterro” do assédio sexual e moral da Caixa Econômica Federal. O protesto foi realizado na agência Bauru, localizada na quadra 7 da rua Gustavo Maciel.

Um caixão e coroas de flores foram colocados em frente ao banco, simbolizando o enterro dos abusos sofridos por dezenas de funcionários da instituição. Na semana passada, o então presidente da Caixa, Pedro Guimarães, foi acusado de assédio sexual por várias funcionárias do banco. Um dia depois das denúncias serem publicadas pelo site Metrópoles, diante da grande repercussão nacional, Guimarães entregou pedido de demissão ao presidente Jair Bolsonaro.

As vítimas relataram abusos incompatíveis com o que deveria ser normal na relação entre o presidente do maior banco público brasileiro e funcionárias sob o seu comando: toques íntimos sem consentimentos; falas e abordagens inconvenientes e convites incomuns e desrespeitosos.

Além do assédio sexual, surgiram também denúncias de que Guimarães assediava moralmente os empregados. Relatos mostram que o ex-presidente da CEF abusava de seu poder para intimidar os funcionários. Voz elevada, palavreado grosseiro e xingamentos eram usados por ele ao reagir às decisões tomadas pelos subordinados que o desagradavam.

Bauru

Infelizmente, em Bauru também há casos como esse, onde trabalhadores foram expostos a situações humilhantes e constrangedoras nas agências. Antes do caso de Pedro Guimarães se tornar público, o Sindicato teve ciência de que o Regional da CEF também tem assediado moralmente os empregados da região. Por conta disso, protocolou denúncia ao Ministério Público do Trabalho e aguarda posicionamento que barre a prática.

Confira os registros do protesto realizado pelo Sindicato, clique aqui.

Notícias Relacionadas

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Sindicato fecha Caixa da Falcão, após fiação ser roubada e agência ficar sem ar-condicionado

Caixa Econômica Federal 22/03/2024

Privatização camuflada: Caixa quer transferir Loterias Federais para subsidiária

Caixa Econômica Federal 21/03/2024

Newsletter