SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Dia 9: Sindicato realiza assembleia para deliberar apoio financeiro a integrantes da Terra Indígena Araribá

07/06/2023

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realiza na sexta-feira (9), a partir das 17h30, assembleia para discussão e deliberação de apoio financeiro a integrantes da Terra Indígena de Araribá, localizada em Avaí.

A ajuda será destinada a viagem e estadia dos integrantes da Araribá, que irão à Brasília para protestar contra o marco temporal de terras indígenas. Nesta quarta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) irá retomar o julgamento da tese. A análise da Corte foi iniciada em 2021, mas interrompida pelo ministro Alexandre de Moraes após um pedido de mais tempo para análise

O marco, entre outras determinações, delimita a demarcação de terras indígenas somente para comunidades que comprovadamente já habitavam o território quando a atual Constituição Federal brasileira foi promulgada, em 5 de outubro de 1988. A rejeição do marco é defendida por diversas comunidades indígenas, ambientalistas e entidades – inclusive, pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região.

A tese desconsidera as expulsões, remoções forçadas e todas as violências sofridas pelos indígenas. Além disso, dificulta o processo demarcatório e libera a exploração econômica dos territórios.

Participe da assembleia!

 

(Foto: Em 2021, três integrantes da Terra Indígena de Araribá participaram do “Sem Tarifa”, programa do Sindicato veiculado pelo YouTube. Assista aqui)

Notícias Relacionadas

Assembleia garante apoio financeiro para chapa que vai disputar eleição do Sindicato do Maranhão

23/04/2024

BB é condenado a pagar gratificação de função após descomissionar bancária indevidamente em Piraju

Banco do Brasil 23/04/2024

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Newsletter