Na última quarta-feira (29), o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou um protesto contra a falta de funcionários na agência do Santander de Itaporanga (225 km de Bauru).
O Santander da cidade está gerenciando a folha de pagamento da prefeitura (são 600 funcionários e 300 novas contas) desde dezembro, e há somente quatro funcionários lotados na agência. Para amenizar o problema, a Regional do banco cedeu um funcionário de Taguaí para ajudar em toda demanda.
Diretores da entidade cobraram do banco que novas contratações sejam realizadas urgentemente para cessar a sobrecarga de trabalho dos funcionários. Durante o ato, a Regional do Santander entrou em contato com o Sindicato e afirmou que irá buscar uma solução para o caso.
Se novos funcionários não forem contratados, o Sindicato paralisará a agência.
Lucro
Mesmo o Santander obtendo lucro líquido de R$ 3,748 bilhões no quarto trimestre deste ano, resultando em um lucro de R$ 14,2 bi em 2019 (alta de 16,6% na comparação com 2018), o banco anunciou que limitará contratações e promoções até abril.
“A falta de funcionários no Santander de Itaporanga não é um caso isolado. Taquarituba e Itaí também sofrem com esse problema. Na quarta e quinta-feira passada, a agência de Itaí funcionou com apenas dois funcionários”, denuncia Roberval Pereira, funcionário do Itaú e diretor responsável pela subsede do Sindicato em Avaré.