SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Santander demite bancária que postou foto no crossfit; Ela estava afastada do trabalho por ter doença osteomuscular

07/05/2024

Bancos: Santander

Crédito: Freepik

O Santander demitiu por justa causa uma bancária que postou fotos em suas redes sociais frequentando uma academia de crossfit, enquanto estava afastada do trabalho por doenças osteomuscular nos braços. Imagens dela cursando faculdade em outra cidade também foram enviadas ao banco.

Ela estava afastada na modalidade B-91, que configura incapacidade decorrida de acidente de trabalho ou doença ocupacional, e recebia o auxílio-doença acidentário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Após ser demitida, entrou com um mandado de segurança na Justiça pedindo sua reintegração. Em primeira instância e no TRT  da 13ª Região (PB), seu pedido foi acolhido. Para eles, ela não cometeu falta grave e, de acordo com seu histórico médico, o direito à readmissão e ao restabelecimento do plano de saúde era pertinente.

Contudo, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) indeferiu a determinação, afirmando que, sem uma análise aprofundada das provas, não há como concluir que a bancária tem direito à reintegração.

Afastamento

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região não tem mais informações sobre o caso. Apesar do crossfit ser um tipo de atividade que traz benefícios para a saúde física e mental, não se pode desconsiderar que a modalidade é de alto impacto. Sendo assim, a necessidade de sua prática, no cenário de uma doença osteomuscular, deve ser indicada e acompanhada por um profissional adequado.

A entidade faz um alerta aos trabalhadores que enfrentam algum tipo de adoecimento e se encontram afastados pelo INSS: os empregadores, assim como os colegas da empresa, acompanham cada passo do afastado. Por isso, ter consciência, responsabilidade e cuidado em suas ações é fundamental!

Notícias Relacionadas

Sindicato conquista na Justiça condenação do Santander por danos morais à ex-banespiana

Santander 23/05/2024

Sindicato conquista liminar determinando que Unimed autorize tratamento médico de bancária do Santander

Santander 22/05/2024

Sob justificativa de ação emergencial, Santander transfere gerentes Van Gogh de SP e do Rio para Superlinha

Santander 09/05/2024

Newsletter