SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Santander anuncia que todas agências do Brasil terão atendimento gerencial das 9h às 17h, a partir do dia 18

15/07/2022

Bancos: Santander

O Santander anunciou, por meio de comunicado institucional, que todas as agências do Brasil terão atendimento gerencial das 9h às 17h, a partir da próxima segunda-feira, dia 18.

A decisão foi tomada unilateralmente, sem negociação com o movimento sindical. Como justificativa, o banco alega que já vem automatizando parte das funções e que a ampliação do horário permitirá um atendimento melhor aos clientes.

Burlando a jornada de trabalho

Na pandemia, o Santander usou a desculpa do atendimento preferencial para seguir com as suas agências abertas das 9h às 10h, mesmo quando as medidas de restrição de horários e público chegarem ao fim e o número de contaminações e mortes passou a diminuir.

O movimento sindical cobrou que o horário das agências voltasse ao habitual: das 10h às 16h, ou das 10h às 15h nos municípios que assim determinaram, conforme legislação local. Contudo, o banco seguiu com o horário estendido, explorando os funcionários.

Além disso, em janeiro, o Santander convocou os funcionários de todo o país a trabalharem no sábado, sob o pretexto de ajudar os clientes endividados. A atitude contraria a Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que veda o trabalho da categoria aos sábados. Na época, o Sindicato conquistou na Justiça a proibição do trabalho no sábado em questão, contudo, o banco conseguiu derrubar a decisão.

Já em março, o Santander resolveu ampliar em duas horas o funcionamento das agências de todo o país, durante uma semana, para realizar ações de renegociação de dívidas. Para protestar contra essa alteração e pressionar o banco, o Sindicato realizou uma manifestação em frente a agência 004, localizada na Rio Branco, área central de Bauru (veja foto).

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ressalta que o Santander não precisa ampliar o horário de atendimento gerencial para oferecer melhorias aos clientes, mas sim, parar de demitir sem justificativa, sobrecarregar e adoecer os funcionários.

 

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

QUEREMOS MAIS! Após intervenção do Sindicato, Santander de Piraju vai contratar mais um funcionário

Santander 03/04/2024

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Newsletter