SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Resolução do BC determina que bancos não podem negar atendimento presencial

24/09/2019

O Diário Oficial da União publicou no dia 2 a Resolução nº 4.746 do Banco Central, “para disciplinar o atendimento presencial nas dependências das instituições financeiras e das demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil”.

A resolução diz que “é vedado às instituições […] impedir o acesso, recusar, dificultar ou impor restrição ao atendimento presencial em suas dependências, inclusive em guichês de caixa, a clientes ou usuários de produtos e de serviços, mesmo quando disponível o atendimento em outros canais”. Diz também que “é vedada a imposição de restrições quanto à quantidade de documentos, de transações ou de operações por pessoa, bem como em relação a montante máximo ou mínimo a ser pago ou recebido ou ainda quanto à faculdade de o cliente ou o usuário optar por pagamentos em espécie”.

Há muito tempo que o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região denuncia a triagem de pessoas que os bancos costumam realizar antes mesmo delas passarem pela porta giratória. O objetivo é direcionar o maior número possível delas para o autoatendimento ou para correspondentes bancários. Com isso, os bancos vão eliminando os caixas humanos.

Atualmente, o Santander é o banco mais radical nesse ponto. A transformação de suas agências em “lojas” prevê a extinção dos caixas, que são substituídos por máquinas que contam as cédulas e creditam depósitos em conta no mesmo instante.

No passado recente, o Sindicato foi ao Ministério Público do Trabalho denunciar a Caixa Federal pela prática de impedir a entrada de clientes. Outros bancos, como o BB e o Bradesco, também já se utilizaram desse expediente.

Denuncie se sua agência estiver tentando impedir clientes e usuários de adentrarem o banco. O Sindicato tem um WhatsApp especificamente para esse fim: (14) 99868-4934.

Notícias Relacionadas

Por falta de ar-condicionado, Sindicato fecha agência da CEF no Jardim Redentor em Bauru

24/04/2024

SindBar deste mês terá show com “Gutto Vianni e Cristiano”

24/04/2024

Senado aprova isenção do IR para até dois salários mínimos

23/04/2024

Newsletter