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Precarização: Santander de Fartura tem apenas 3 funcionários, após demissão de bancária

04/06/2024

Bancos: Santander

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O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região esteve em Fartura, no dia 3, para protestar contra a demissão injustificada de uma bancária que trabalhava no Santander há quase dois anos. Ela já está recebendo apoio jurídico da entidade.

Os diretores também denunciaram a situação precária da agência que, após esse desligamento, ficou com apenas 3 funcionários para atender toda carteira de clientes da cidade. Recentemente, o banco anunciou uma nova reestruturação, provocando diversas alterações nas funções dos trabalhadores. Os funcionários que desempenhavam funções como “Van Gogh” foram realocados, assim como os PJs, que passaram a trabalhar remotamente. A medida gerou, além de sobrecarga de trabalho, desvio de função.

Inclusive, no dia do ato, o Sindicato presenciou um gerente de negócios e serviços (GNS) se desdobrando em duas funções, ao atender um cliente na mesa e outro no caixa. Além do desgaste, esse desvio de função pode trazer riscos financeiros ao trabalhador, já que ao final do dia, pode ocorrer diferença na contagem dos valores do caixa. Vale ressaltar também que, um GNS não recebe quebra de caixa – valor adicional pago aos funcionários que desempenham a função de frente de caixa e que, por conta dessa especificidade, precisam lidar com o manuseio diário de altas quantias. Ou seja, o funcionário que não foi contratado para desempenhar esse tipo de função não poderia, absolutamente, executar tal atividade.

Para o Sindicato, apesar do Santander ter alcançado lucro líquido gerencial de R$ 3,021 bilhões no primeiro trimestre de 2024, o que representa alta de 37,1% ante o trimestre anterior e 41,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, ele tem diminuído cada vez mais sua estrutura. A entidade repudia essa situação e irá reforçar a luta por mais contratações e pelo fim das demissões imotivadas.

Essa precarização também atinge os clientes e usuários, aumentando o tempo de espera nas filas para atendimento. “Não tem gente pra atender nessa agência. É uma vergonha essa situação!”, lamentou um idoso que tentava fazer um depósito no Santander de Fartura.

Paulo Tonon, diretor do Sindicato

 

Alexandre Morales, diretor do Sindicato

 

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