SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Mesmo lucrando muito, Itaú fecha agências e demite funcionários

Em Bauru, banco fechou uma agência na Duque e demitiu funcionária que havia retornado de licença-maternidade

06/05/2019

Bancos: Itaú

Compartilhe:

O Itaú está fechando a agência Duque, localizada na quadra 20 da avenida Duque de Caxias. Uma parte dos funcionários será transferida para a agência Cardia (também na Duque) e a outra parte, para a agência da rua Primeiro de Agosto. A regional do Itaú prometeu que nenhum trabalhador será demitido, no entanto, por causa do fechamento dessa agência, os dois vigilantes já estão cumprindo aviso prévio.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o fechamento só se justifica pela ganância do banco, já que a agência é rentável. Na última quinta, dia 2, o Itaú anunciou lucro líquido de R$ 6,71 bilhões no primeiro trimestre, 6,84% a mais que no mesmo período do ano passado.

Apesar do crescimento do lucro, o número de agências e de funcionários diminuiu. No primeiro trimestre, em todo o Brasil, o banco fechou seis agências e extinguiu 597 postos de trabalho.

Demissão

Em Bauru, além de fechar a agência Duque, o Itaú demitiu uma funcionária da agência Empresas que tinha sete anos de banco e que havia retornado da licença-maternidade oito meses atrás. A demissão foi sem justa causa.

Ao Sindicato, porém, o banco afirmou que a demissão se deu por causa da má avaliação da agência pelos clientes. Para a entidade, demitir trabalhadores com base nisso é uma grande injustiça. A maior parte dos atendimentos da agência Empresas é feita por telefone, e, além disso, é injusto penalizar uma pessoa por uma nota ruim coletiva.

Foi para denunciar a demissão dessa mãe de família, a ganância do Itaú e também para se solidarizar com os trabalhadores da agência que na sexta-feira, dia 3, o Sindicato fez um protesto em frente à agência Duque. Infelizmente, foi seu último dia de funcionamento.

Notícias Relacionadas

Em 5 anos, principais bancos do país fecharam mais de 4 mil agências

Banco do Brasil 21/06/2022

Itaú demite funcionários adoecidos e dirigentes sindicais, na Colômbia

Itaú 21/06/2022

Deputados federais devem participar de audiência pública sobre abertura de bancos aos sábados e domingos, nesta quarta-feira

Banco do Brasil 08/06/2022

Newsletter