SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Lucro dos bancos privados sobe 7,8% no início de 2022

19/05/2022

Bancos: Bradesco, Itaú , Santander

A soma do lucro líquido recorrente dos três maiores bancos privados do Brasil (Santander, Itaú e Bradesco) aumentou 7,8% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Juntos eles acumularam R$ 18,2 milhões de lucro neste início de ano.

Em relação ao quarto trimestre de 2021, o crescimento do lucro deles foi de 5,9%. Mesmo com os lucros exorbitantes, os bancos seguem demitindo trabalhadores e fechando agências em todo o país. Somente durante a pandemia, de acordo com Banco Central, o Brasil perdeu 2.351 agências. A diminuição do número de agências no país vem ocorrendo desde 2017. O número de agências bancárias que havia no final do ano passado é menor do que havia em 2007 no Brasil, cerca de 18.302.

Além do Banco do Brasil, em 7º lugar, o país também conta com três bancos privados no ranking dos bancos mais lucrativos do mundo atualmente. O Santander do Brasil é o terceiro da lista, o Itaú o quinto colocado e o Bradesco é o oitavo banco que mais lucra no mundo, segundo levantamento da Economatica. Com base no aumento dos lucros deste início de 2022, as três instituições devem continuar ocupando boas posições no ranking.

Para o Sindicato dos Bancários, esses dados mostram que a precarização do emprego no setor bancário não é fruto de desempenhos econômicos negativos e, sim, de uma política de exploração da categoria e dos clientes, em prol de ganhos cada vez maiores. Tudo sem se importar com a responsabilidade social, que os bancos deveriam ter com o desenvolvimento do país.

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

MPT dá prazo para Santander se manifestar sobre alteração indevida de atestado médico de bancária

Santander 19/03/2024

Desmonte: Santander Piraju atende público com apenas 2 funcionários

Santander 13/03/2024

Newsletter