SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Julgamento sobre a falta de contratações pela Caixa acontece hoje

21/03/2018

Bancos: Caixa Econômica Federal

Hoje (21), no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, acontecerá o o julgamento da Ação Civil Pública (ACP), impetrada pelo Ministério Público do Trabalho no DF e no Tocantins, sobre a não contratação dos aprovados no concurso público realizado pela Caixa Econômica Federal em 2014.

O concurso foi um dos maiores realizados pela Caixa, com quase 1,2 milhão de inscritos. Destes, 32.879 mil foram aprovados, mas menos de 8% foram contratados.

Em 6 de outubro de 2016, a juíza Natália Queiroz Rodrigues, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília (DF), concordou com os argumentos do MPT de que houve o descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015, onde o banco se comprometeu a contratar 2 mil novos empregados.

No entanto, ao invés de contratar, o banco reduziu o quadro de funcionários ao colocar em prática novos planos de demissão e de aposentadoria.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/CSP-Conlutas realizou diversos protestos ao longo desses anos, reivindicando novas contratações e denunciando a situação lastimável das agências da Caixa, onde os bancários sofrem com a sobrecarga de trabalho e desvio de função, e população sofre com as enormes filas e tempo de espera abusivo.

Em breve, novas informações sobre o caso.

 

Notícias Relacionadas

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Sindicato fecha Caixa da Falcão, após fiação ser roubada e agência ficar sem ar-condicionado

Caixa Econômica Federal 22/03/2024

Newsletter