SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Infeliz Natal! Sindicato protesta contra 20 demissões no Santander durante a pandemia

22/12/2020

Bancos: Santander

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou no dia 21, em frente a agência do Santander no Altos da Cidade, o protesto “Infeliz Natal!”, onde diretores da entidade e o Papai Noel se manifestaram contra as 20 demissões que já ocorreram no banco durante a pandemia do novo coronavírus.

Somente na semana passada, três funcionários foram demitidos sem justa causa, às vésperas do Natal. Desses, uma bancária que tinha quase dez anos de banco e atuava na agência onde foi realizado o ato, foi demitida sem qualquer explicação.

O Sindicato ajuizou no dia 10, uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela visando a suspensão das demissões do Santander e a reintegração dos demitidos neste período de pandemia. A ação se baseia no fato de que o Santander, como muitas outras empresas, também assumiu publicamente o compromisso de não demitir durante a pandemia. No entanto, não honrou sua palavra. Como se sabe, o estado de calamidade pública vai, pelo menos, até 31 de dezembro, e a Covid-19 segue fazendo centenas de vítimas fatais todos os dias.

A entidade também ressalta na ação que o Santander, ao não justificar as demissões, violou o princípio da isonomia, o que tornou as dispensas discriminatórias.

Além disso, para o Sindicato, não há motivos para o banco demitir, pois além dele ter um lucro bilionário, o setor bancário não teve prejuízo por conta da crise sanitária, visto que o Banco Central liberou R$ 1,2 trilhão para as instituições financeiras já no fim de março.

Nos últimos dias, a liminar foi negada, mas o Sindicato já protocolou um mandado de segurança para reapreciação.

ESSE É O TIPO DE PRESENTE QUE VOCÊ DÁ DE NATAL AOS SEUS TRABALHADORES, SANTANDER? CHEGA DE DEMISSÕES!

 

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

QUEREMOS MAIS! Após intervenção do Sindicato, Santander de Piraju vai contratar mais um funcionário

Santander 03/04/2024

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Newsletter