SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

GT de Condições de Trabalho da Caixa discute contratações, cultura inclusiva e retomada do Programa Fique Bem

21/03/2023

Bancos: Caixa Econômica Federal

A primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre Condições de Trabalho da Caixa Econômica Federal ocorreu no dia 3 e discutiu pautas importantes para os funcionários, como: mais contratações, cultura inclusiva e retomada do Programa Fique Bem, entre outras.

O GT, previsto na cláusula 45 do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria, é composto por 8 integrantes, sendo 4 indicados pela Caixa e 4 pelos representantes dos empregados.

Como prioridade, foi discutida a necessidade urgente de recomposição do quadro de funcionário, para que o banco público se recupere do verdadeiro processo de desmonte imposto pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Foi ressaltado que em 2014, o banco chegou a ter 101 mil empregados, mas, atualmente, tem apenas 87.221 empregados.

PCDs

Segundo o banco, a instituição emprega atualmente 4.314 pessoas com deficiência (PCDs), das quais 43,7% têm funções gratificadas.

Foram reivindicadas melhorias na acessibilidade, tanto nos sistemas quanto nas unidades do banco; o reforço das ações de sensibilização de gestores quanto a recepção dos trabalhadores PCDs; a criação de comitê multidisciplinar de acompanhamento e aprimoramento de cultura inclusiva; e a prioridade na opção pelo teletrabalho aos empregados PCDs com filhos de até seis anos.

Programa Fique Bem 

A Caixa anunciou a retomada do Programa Fique Bem, que visa promover a saúde dos empregados dentro e fora do ambiente de trabalho. Confira as ações que fazem parte do programa:

  • Nutrição e hábitos saudáveis: sensibilizar para a prática alimentar saudável. O gestor da unidade manifesta interesse de participação para a CEREP.
  • Programa de Readaptação Profissional (PRP): o antigo PRO busca promover a readaptação do empregado ao ambiente de trabalho e reabilitação ocupacional para os empregados participantes do Reabilita INSS. A CEREP identifica o empregado público alvo.
  • Programa da Saúde da Mulher e do Homem: incentiva o rastreamento precoce de câncer de colo do útero e mama para as empregadas e próstata para os empregados. Disponível no portal Integra Mais.
  • Fique Bem Saúde Emocional: até três atendimentos com psicóloga e um com psiquiatra são custeados pela Caixa. Cadastramento no aplicativo Conexa Caixa.
  • Fique Bem Atividade Física (convênio com Gympass): conecta empregados, aposentados e seus dependentes a atividades esportivas.
  • Atividades Laborais: promove a saúde e bem estar no ambiente de trabalho (solicitação da unidade para a CEREP).
  • Vacinação antigripal: oferece vacinas contra as cepas da gripe do ano.

Durante a reunião, também foi destacado que empregados da CEF podem utilizar sem custos, cinco aplicativos de bem estar do Gympass até o mês de dezembro.

Comitê de realocação

Por fim, os representantes dos empregados cobraram a retomada do Comitê de Realocação, como uma instância para apoiar trabalhadores que, por qualquer razão, necessitem ser realocados de unidade.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região espera que a nova gestão da Caixa atenda as reivindicações citadas no GT. Nos últimos anos, o número de afastamentos no banco aumentou drasticamente, em razão das metas abusivas, sobrecarga de trabalho e assédio moral.

(Na foto, protesto realizado pelo Sindicato na CEF Centenário em 2019, contra demissão de PCD em estágio probatório)

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter