SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Governo Bolsonaro coloca em risco continuação da vacinação contra Covid-19 no Brasil

20/01/2021

Nos últimos dias, milhares de brasileiros se encheram de esperança e vibraram pela chegada da vacina contra a Covid-19 no país. No entanto, por culpa do governo Bolsonaro, falta de matéria-prima para a CoronaVac e a vacina de Oxford, ameaça atrasar e suspender temporariamente o plano de imunização no Brasil.

De acordo com reportagem divulgada pela CNN Brasil, integrantes do alto escalão do governo admitem que a relação conturbada do país com a China tem travado a importação de insumos para a produção das vacinas contra a Covid-19 no Brasil.

Para relembrar, o presidente Jair Bolsonaro já teve problemas com o embaixador da China, Yang Wanming, e chegou a proibir que auxiliares conversassem com ele. Eduardo Bolsonaro, filho do presidente e deputado, também já fez críticas ao diplomata e ao país e responsabilizou a China pela pandemia do coronavírus.

Nesta quarta-feira (20), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), se encontra com o embaixador chinês para tratar do atraso do envio de insumos.

Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores que também atacou a China, mudou de postura diante do impasse e, agora, tenta colocar panos quentes no caso e também tem mantido contato com o governo indiano para tentar destravar a vinda de 2 milhões de doses da vacina de Oxford.

Integrantes da equipe econômica e do Ministério da Saúde ressaltam que os insumos para a produção da vacina de Oxford comprados da China deveriam ter chegado ao Brasil até dezembro, mas que “incidentes diplomáticos” atrasaram o processo.

Segundo a Fiocruz, a entrega das vacinas de Oxford vai atrasar, e as doses só serão entregues em março.  A Fundação afirma que a matéria-prima da China para a produção do imunizante está pronta para ser enviada ao Brasil desde o dia 10 de dezembro.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, está comprovada, mais uma vez, a ineficiência, irresponsabilidade e negligência do governo Bolsonaro. Por conta de suas declarações xenofóbicas e medíocres, os brasileiros correm o risco de não serem vacinados nos próximos meses e, por consequência disso, o número de infectados continuará aumentando drasticamente e mais vidas serão perdidas.

Enquanto diversos países corriam contra o tempo para apoiar estudos da vacina e conseguir a imunização necessária para proteger seu povo, Bolsonaro se afundou no negacionismo e nas fake news, dando publicidade e gastando dinheiro público com a hidroxicloroquina – que sequer tem eficácia comprovada -, incentivando as aglomerações e o não uso de máscara de proteção.

Com medo de suas ações poderem ser caracterizadas como crime de responsabilidade, desde que a vacinação contra a Covid-19 começou no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro começou a apagar as fotos de suas redes sociais que fazem propaganda e campanha incentivando o uso do medicamento.

Não há como esconder seus ataques ao povo brasileiro e apagar registros históricos, Bolsonaro! A conta irá chegar!

Notícias Relacionadas

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Bancária recebe quase R$ 39 mil por desenvolver doença ocupacional no BB

Banco do Brasil 15/04/2024

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

Newsletter