SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Encontro da FNOB: Confira as resoluções definidas após debate sobre bancos privados

10/12/2021

Bancos: Bradesco, Itaú , Outros , Santander

Um dos objetivos do Encontro da FNOB (Frente Nacional de Oposição Bancária) é discutir e definir resoluções para cada banco, traçando estratégias e ações que protejam e valorizem os direitos da categoria.

No dia 5, os participantes do Encontro, realizado no Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, se reuniram para construir as resoluções dos bancos privados. Confira a seguir os pontos definidos:

  • Questão de gênero: Fazer a discussão sistemática contra assédio moral/sexual, especialmente em relações de gênero; criar ambientes seguros para denúncia e acolhimento das vítimas; realizar mesas, ações e materiais específicos sobre o tema; discutir sobre metas abusivas e os mecanismos de cobranças que os bancos impõe.
  • Demissões: Obrigar os bancos a assumirem o compromisso de não demitir durante a pandemia. Caso novas demissões aconteçam, os sindicatos ligados à FNOB devem realizar protestos, paralisando as agências onde ocorreram os desligamentos.
  • Adoecimento físico e psicológico: Desenvolver ações de acolhimento; esclarecer e orientar os trabalhadores que possuem processos no INSS; produzir cartilha específica sobre adoecimento da categoria bancária.
  • Afastamento: Realizar discussões sobre o corte de benefícios durante período de afastamento, como ticket alimentação e PLR.
  • Achatamento dos modelos de gestão nos bancos privados: Realizar discussões sobre os processos de fusão de cargos e setores.
  • Precarização: Realizar discussões sobre as plataformas e sistemas precarizados dos bancos, que prejudicam o fluxo de trabalho dos bancários e contribuem para o adoecimento.
  • História do movimento sindical: Produzir materiais específicos sobre a história do movimento sindical e as conquistas dos trabalhadores; criar um programa de formação política.

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

QUEREMOS MAIS! Após intervenção do Sindicato, Santander de Piraju vai contratar mais um funcionário

Santander 03/04/2024

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Newsletter