SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Em silêncio, reestruturação na Caixa continua

23/02/2021

Bancos: Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal está passando por uma reestruturação velada. Apesar da direção do banco negar que esteja mudando as coisas, o movimento sindical tem recebido denúncias de áreas que estão sendo extintas ou realocadas para centralizadoras. Os empregados estão apreensivos.

Numa audiência realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no último dia 8, representantes dos trabalhadores destacaram a falta de comunicados oficiais por parte da Caixa e afirmaram que os bancários estão sofrendo perseguição por conta das mudanças. O MPT deu 30 dias para o banco apresentar as informações solicitadas.

Enquanto aguarda as informações, a comissão de empregados que negocia com a Caixa reuniu-se no dia 12 para discutir os próximos passos na luta contra o desrespeito do banco. De acordo com a Contraf, ela está “desenvolvendo um calendário de lutas fortalecendo a Campanha de Valorização dos empregados, contra a reestruturação, metas desumanas, o assédio e as medidas abusivas do presidente da Caixa, Pedro Guimarães”.

É urgente lutar contra o assédio. Os trabalhadores estão adoecendo por causa das metas desumanas, que foram infladas mesmo durante a pandemia. A Contraf conta que “diversos ofícios já foram enviados cobrando a direção do banco, mas sem respostas”, e lembra que tratou do assunto na Campanha Nacional 2020, pedindo que a Caixa deixasse de cobrar as metas enquanto perdurar a pandemia. Claramente, não é o que está acontecendo.

Saúde Caixa

Diante do adoecimento cada vez maior dos empregados, o Saúde Caixa também foi discutido na reunião do dia 12, já que, segundo as resoluções CGPAR nº 22 e nº 23, as empresas estatais têm até janeiro de 2022 para se adequar às novas regras de custeio dos seus planos de saúde.

Desde 2004, a Caixa paga 70% das despesas assistenciais do Saúde Caixa, e os usuários pagam os outros 30%. No entanto, as resoluções da CGPAR (Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União), e também uma alteração no estatuto da Caixa, preveem que a participação do banco nessas despesas não ultrapasse o limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento.

Acordo de home office

Outra cobrança do movimento sindical é por um acordo de home office que seja extensível aos empregados que estão em projeto remoto simplificado, aplicado durante a pandemia. As reivindicações incluem o pagamento de uma ajuda de custo para gastos de energia e internet, por exemplo, e também o fornecimento de mobiliário e infraestrutura para os bancários em regime de teletrabalho.

Além disso, esses empregados estão sem marcar o horário do expediente, o que tem comprometido o controle da jornada e causado sobrecarga de trabalho. Há, inclusive, denúncias sobre chefias dizendo que o home office seria um benefício a ser pago pelo empregado com horas de trabalho a mais e disponibilidade fora da jornada de trabalho. Absurdo!

Notícias Relacionadas

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Sindicato fecha Caixa da Falcão, após fiação ser roubada e agência ficar sem ar-condicionado

Caixa Econômica Federal 22/03/2024

Newsletter