SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Em 5 anos, principais bancos do país fecharam mais de 4 mil agências

Compartilhe:

Desde 2017, o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander fecharam mais de 4 mil agências em todo o país. Há 5 anos, esses bancos possuíam 19,9 mil unidades, mas em março de 2022, o número caiu para 15,6 mil, uma redução de 21,6%.

Bradesco, Itaú e Banco do Brasil foram as instituições financeiras que mais reduziram o número de agências. Já o Santander, foi um dos bancos que menos diminuiu suas unidades, tendo iniciado esse processo somente em 2021. A Caixa, também, pouco reduziu (confira o gráfico abaixo).

Em março deste ano, o BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander concentravam 85,9% de todas as agências no país.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o fechamento dessas agências são, muitas vezes, frutos de reestruturações unilaterais, como as realizadas no Banco do Brasil há alguns anos, e de demissões em massa, que não deveriam ocorrer. A redução causa diversas consequências negativas aos trabalhadores, como a precarização do trabalho, sobrecarga e adoecimento, além de também prejudicar o atendimento à população.

Crédito: Nexo Jornal

 

 

 

Notícias Relacionadas

Santander terceiriza setor de investimentos e bancários são “convidados” a pedir demissão

Santander 13/06/2022

Deputados federais devem participar de audiência pública sobre abertura de bancos aos sábados e domingos, nesta quarta-feira

Banco do Brasil 08/06/2022

Campanha Salarial 2022: Veja a pauta de reivindicações que será entregue aos bancos privados

Bradesco 07/06/2022

Newsletter