SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Deputados do PSOL pedem comissão externa para acompanhar reestruturação do BB

10/02/2021

Bancos: Banco do Brasil

Nessa terça-feira (9), a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) apresentou ao novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) um requerimento pela criação de uma Comissão Externa para acompanhar a reestruturação do Banco do Brasil.

No documento, a deputada menciona algumas medidas anunciadas pelo BB — como o fechamento de 361 locais de trabalho e o já concluído programa de demissão voluntária, ao qual aderiram 5.533 funcionários — e cita até mesmo a liminar obtida pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão junto à Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís (MA) determinando que o banco suspenda o fechamento de unidades em todo o País — liminar essa que foi derrubada ontem (9).

A deputada federal apontou, ainda, “a necessidade fundamental de a Câmara, com a agilidade que se faz necessária, acompanhar de perto os desdobramentos do plano de reestruturação do Banco do Brasil, analisando, fiscalizando e apresentando medidas que garantam a proteção dos direitos dos trabalhadores”. Para ela, “este é um dever constitucional do Poder Legislativo”.

São coautores do requerimento outros três deputados do PSOL: David Miranda (RJ), Fernanda Melchionna (RS) e Vivi Reis (PA).

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região parabeniza os parlamentares pela iniciativa. Para a entidade, todo apoio à luta contra a reestruturação do BB é bem-vindo.

Derrubada liminar que suspendia fechamentos

O Sindicato dos Bancários do Maranhão noticiou hoje (10) que “em decisão monocrática (…), o desembargador Guerreiro Júnior, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), suspendeu os efeitos da liminar concedida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que havia determinado a suspensão do fechamento das agências do Banco do Brasil em todo o país enquanto durasse a pandemia do coronavírus”.

“De acordo com Guerreiro Júnior, que deu provimento ao agravo interposto pelo BB, a suspensão da reestruturação geraria ‘danos financeiros irreparáveis’ para o banco”, informou o sindicato, que vai recorrer da decisão.

Notícias Relacionadas

BB propõe elevar salário da presidência a R$ 117 mil por mês para suprir “defasagem”

Banco do Brasil 26/04/2024

BB é condenado a pagar gratificação de função após descomissionar bancária indevidamente em Piraju

Banco do Brasil 23/04/2024

BB aprova nova Tabela PIP, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro

Banco do Brasil 22/04/2024

Newsletter