SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

BB aprova nova Tabela PIP, em mais uma vitória dos associados do Previ Futuro

22/04/2024

Bancos: Banco do Brasil

O Banco do Brasil (BB) aprovou a proposta que facilita o acesso à contribuição adicional 2B com uma nova Tabela Pontuação Individual do Participante (PIP) para os associados da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). O projeto, agora, será apreciado pelos órgãos governamentais competentes. Só depois desta análise que os novos valores serão validados.

Com a revisão da Tabela PIP, os associados serão beneficiados com a possibilidade de, desde a adesão ao Previ Futuro, aumentar a contribuição e ter uma aposentadoria melhor no futuro. A colaboração pode variar de 1% a 10% do salário de participação e o banco contribui com o mesmo percentual que o associado.

A mudança permitirá que 30 mil bancários mudem de faixa de contribuição imediatamente. Lembrando que, destes, aproximadamente 15 mil sequer conseguem contribuir pela Tabela atual.

Reivindicação antiga

Há anos os trabalhadores do BB reivindicam a revisão da Tabela PIP. Desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, não houve alteração da metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias alterações nos planos de cargos e salários. Com isso, apenas executivos com altas receitas conseguiram obter 10% na parte 2B.

Esse percentual é calculado mensalmente por meio da PIP, considerando três fatores: crescimento salarial do participante, tempo de filiação ao plano e crescimento salarial médio anual dos funcionários do BB participantes do Previ Futuro.

Acordo Coletivo de Trabalho

A revisão foi uma conquista do último Acordo Coletivo de Trabalho específico do BB, firmado em 2022. Desde então, o movimento sindical tem pressionado o banco para que a implementação do novo critério seja concretizada.

O movimento sindical também requisitou, em fevereiro deste ano, que a mesma regra da Tabela PIP seja válida para os associados do PrevMais. O BB se comprometeu a analisar o pedido e dar um retorno o quanto antes aos representantes dos trabalhadores.

Notícias Relacionadas

BB anuncia novas medidas emergenciais para funcionários do RS

Banco do Brasil 22/05/2024

TST concede liminar determinando que BB permita o ingresso de aposentados oriundos do BNC na CASSI; Sindicato vai ajuizar execuções individuais

Banco do Brasil 17/05/2024

Sindicato vai à Justiça cobrar do BB reintegração de bancário autista, demitido durante estágio probatório

Banco do Brasil 15/05/2024

Newsletter