SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Caixa é processada por danos coletivos à comunidade afro-brasileira

07/08/2023

Bancos: Caixa Econômica Federal

Foto: Reprodução

Compartilhe:

A Caixa Econômica Federal está sendo processada por danos coletivos à comunidade afro-brasileira. A ação é movida por um grupo de mais de 30 advogadas e advogados afros, ligados à organização Educafro Brasil, contra um episódio de racismo ocorrido nas dependências de uma agência, em Salvador.

Em fevereiro de 2019, Crispim Terral de Souza foi expulso da agência da CEF do bairro Dois de Julho, no centro de Salvador. De acordo com a vítima, depois de ter esperado atendimento por mais de quatro horas, o gerente pediu que ele se retirasse. Como ele se negou, o funcionário acionou a Polícia Militar, pediu para algemá-lo e disse que não fazia acordo “com esse tipo de gente”. Crispim chegou a sofrer um “mata-leão” de um dos policiais. A ação repercutiu em todo o país e foi gravada pela filha de 15 anos da vítima.

“Quando estive na agência para resolver uma situação em que foi retirado da minha conta um valor indevido, sai dali algemado, porém mais forte nesta luta contra o racismo que é de todos nós brasileiros”, declarou Crispim, durante ato realizado em frente à Justiça Federal em Salvador. O empresário também ressaltou que  foi “vítima deste velho sistema racista, fascista, que escraviza e mata o povo negro no Brasil”.

A ação civil pública pede uma indenização de R$ 49,5 milhões, a serem destinados a bolsas de estudo para pessoas afro no Brasil e no exterior.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região apoia a medida. A luta contra o racismo não deve ser uma pauta exclusiva de um grupo formado por aqueles diretamente afetados, mas um compromisso de todos cidadãos e instituições. Além disso, a punição é fundamental para que atos semelhantes não se repitam dentro do banco.

Notícias Relacionadas

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Eleições Funcef 2024: votação segue até às 18h da sexta-feira, dia 19 de abril

Caixa Econômica Federal 17/04/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter