A Caixa Econômica Federal ainda não liberou a vacinação contra a gripe/influenza aos seus empregados. De acordo com o banco, a vacinação está atrasada devido à falta de doses disponíveis no mercado.
Contudo, para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a CEF não teve planejamento adequado e foi irresponsável. Afinal, o imunizante já foi disponibilizado por outras instituições, no início de abril (veja abaixo), e é uma ferramenta essencial para proteger a saúde individual e coletiva.
SUS
O Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses do imunizante com o intuito de vacinar 90% do público prioritário, estimado em 50 milhões de pessoas. A vacina é aplicada gratuitamente pelo SUS. O imunizante trivalente foi atualizado para as cepas que devem circular neste inverno: dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um de influenza B. A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Riscos
O vírus causador da gripe circula com mais força no outono e no inverno. Com isso, as pessoas ficam mais suscetíveis à infecções e a disseminação do vírus aumenta de modo alarmante. De acordo com a FioCruz, casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza A têm atingido níveis de incidência de moderada a muito alta em jovens, adultos e idosos.
Em 2025, já foram notificados 75.257 casos de SRAG, sendo 36.622 (48,7%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Entre os casos positivos, observou-se 20,7% de influenza A e 1,2% de influenza B. Dados do painel do Ministério da Saúde apontam que apenas 35,96% do público-alvo a ser vacinado contra a influenza já se imunizou.
Imunização vale pontos no delta!
A imunização na campanha de vacinação contra a gripe é um item considerado na pontuação do delta (como é chamada a escala de referência de carreira no banco) na CEF. O Sindicato orienta os trabalhadores a procurarem a rede pública, caso o banco não resolva o impasse da vacinação, e apresentem posteriormente a Caderneta de Vacinação.
Vacinação em outros bancos
Banco do Brasil – Início em abril
Itaú – Do dia 2 de abril a 30 de junho nas agências e clínicas credenciadas
Santander – Do dia 5 de abril a 30 de junho