SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bolsonaro inclui Correios na lista das privatizações

16/04/2021

Foi publicado na quarta-feira (14), no Diário Oficial da União, o decreto do presidente Jair Bolsonaro que incluiu os Correios no Programa Nacional de Desestatização (PND). Por meio de uma nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República justificou a decisão: “A União deve concentrar os seus esforços nas atividades em que a presença do Estado seja fundamental para a consecução [obtenção] das prioridades nacionais.”

A pretensão do governo Bolsonaro de se livrar do maior número possível de estatais foi uma de suas promessas na campanha eleitoral. A resistência da sociedade tem atrasado os planos do presidente, mas não impedido. Enquanto isso, ele vai avançando.

Os Correios estão na mira da privatização desde o início do governo, mas foi neste ano que o governo fez o primeiro movimento nesse sentido: em fevereiro, enviou ao Congresso o Projeto de Lei nº 591/21, em que propõe a quebra o monopólio da empresa e sua abertura para o capital privado.

De acordo com o projeto, a União deve manter apenas parte do “serviço postal universal”, o que incluiria encomendas simples, cartas e telegramas. O motivo, segundo o governo, é que a Constituição obriga a União a ter serviço postal e correio aéreo nacional.

Depois, no mês de março, foi a vez do Ministério da Economia, capitaneado pelo ex-banqueiro Paulo Guedes, publicar uma resolução recomendando a privatização não só dos Correios, mas também da Eletrobras e da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região é totalmente contra a entrega do patrimônio público para o capital privado. Infelizmente, o governo está utilizando a estratégia proposta pelo ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) na fatídica reunião ministerial de 22 de abril do ano passado: aproveitar a pandemia para “ir passando a boiada”. Vergonha!

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Bancário do Bradesco aceita acordo para encerrar ação de horas extras

Bradesco 28/03/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter