SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bancários vestem roupas pretas em protesto contra enrolação da Fenaban; Negociações econômicas começam hoje (7)

07/08/2024

Roberval, diretor do Sindicato, ao lado de bancários da CEF de Avaré

Compartilhe:

No dia 6, bancários de todo o país se mobilizaram contra a enrolação da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) que, até o momento, não apresentou nenhuma proposta em relação às reivindicações da categoria. Vestidos com roupas pretas, os trabalhadores também protestaram contra as metas abusivas e contra o vergonhoso índice de reajuste salarial reivindicado pela Contraf-CUT.

A Confederação, responsável pela negociação com os banqueiros, quer somente a reposição da inflação (INPC acumulado entre 1º de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024), mais 5% de aumento, seguindo o mesmo para os vales alimentação e refeição, nas parcelas fixas e tetos da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Atualmente, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) está em 3,7%. Segundo estimativas, até a data-base dos bancários o índice chegará a 4,04%.

Já o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região reivindica reajuste salarial de 35%; reposição das perdas salariais acumuladas desde o Plano Real; e PLR de 25% do lucro líquido dos bancos distribuídos de forma linear.

Migalhas do banquete

De acordo com levantamento do Dieese, entre 2003 e 2023, os maiores bancos do país tiveram aumento de 169% do lucro líquido real. Em 2023, a rentabilidade média dos bancos (capacidade de obterem retorno financeiro a partir de investimentos, em relação ao patrimônio) também foi superior à inflação. Enquanto a inflação no ano foi 4,62%, a rentabilidade foi 15%.

Em contrapartida, a remuneração média da categoria, entre 2003 e 2022, teve crescimento de apenas 16%. Ou seja, enquanto os banqueiros atingem lucros estratosféricos, os bancários ficam somente com as migalhas.

Negociações econômicas começam hoje (7)

As negociações sobre as cláusulas econômicas se iniciam nesta quarta-feira (7). A próxima mesa está agendada para o dia 13.

O Sindicato está acompanhando as discussões e irá informar qualquer novidade sobre o tema. Fiquem atentos!

Bancários do BB de Piraju participaram do Dia Nacional de Luta

 

Bancários da CEF de Itatinga participaram do Dia de Luta

 

Notícias Relacionadas

MPT entende que não há nada que impeça contagem de votos da eleição do Sindicato

30/04/2025

1º de Maio: Dia de luta e organização dos trabalhadores será às 10h na Praça Rui Barbosa, em Bauru

30/04/2025

Jurista alerta que STF pode acabar com direito do trabalho ao padronizar julgamentos sobre “pejotização”

30/04/2025

Newsletter