SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Após Santander retaliar dirigente da entidade, Sindicato realiza assembleia de apoio financeiro, no dia 26

22/01/2021

Bancos: Santander

Maria Emília, diretora do Sindicato e bancária do Santander

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realiza no dia 26, às 19 horas, assembleia para deliberar apoio financeiro à Maria Emília, diretora da entidade e bancária do Santander, que teve sua gratificação de função retirada, arbitrariamente, pelo banco.

A atitude do Santander é uma clara perseguição contra a trabalhadora que há alguns anos, quando estava na ativa dentro do banco e sequer era dirigente sindical, ingressou na justiça para obter o pagamento da 7ª e 8ª horas devidas pela instituição.

A prática, considerada pelo Sindicato como inconstitucional, pois constrange o trabalhador ao livre acesso ao judiciário, tem sido uma constante do banco em âmbito nacional. Diversos funcionários que foram buscar seus direitos pelas horas extras relatam que o Santander os atacou, ameaçando redução de jornada e salário.

Maria Emília é bancária do Santander há 26 anos e há 7 atua como diretora do Sindicato, estando há 5 anos liberada do ponto por deliberalidade do banco, se empenhando na luta em defesa dos direitos da categoria e, principalmente, no respeito à saúde dos trabalhadores. Quando atuava no banco, a trabalhadora adoeceu após inúmeras situações de abuso, como a constante sobrecarga de trabalho e a pressão para alcançar metas inatingíveis.

Apesar de ter melhorado após passar por tratamento médico, Maria Emília não esqueceu do que passou e, desde então, luta veemente contra o adoecimento físico e mental dos bancários, atuando como coordenadora da Diretoria de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindicato, denunciando práticas abusivas e dando apoio aos colegas que a procuram buscando ajuda.

O Sindicato já está lutando judicialmente contra essa perseguição à diretora, reivindicando a manutenção salarial, visto que a Maria Emília tem mais de 10 anos de função como gerente Van Gogh. A entidade pede o apoio da base para que ela consiga ter um amparo digno diante dessa situação inaceitável praticada pelo Santander. Como de hábito, após vitória conquistada no judiciário, todo dinheiro do apoio financeiro será devolvido aos cofres da entidade.

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar R$ 1,5 mi por negligenciar saúde mental dos funcionários

Santander 12/04/2024

QUEREMOS MAIS! Após intervenção do Sindicato, Santander de Piraju vai contratar mais um funcionário

Santander 03/04/2024

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Newsletter