SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Alerta de terceirização e fraude! Santander migra Facility para a SX Tools, impactando 200 empregados

07/02/2024

Bancos: Santander

O Santander anunciou que migrará a área de Facility para a terceirizada SX Tools. Ao todo, 200 empregados serão transferidos para os prédios Radar e Conexão.

De acordo com o banco, o trabalho realizado por esses empregados não está ligado à operações bancárias, mas sim à gestão predial, serviços e atendimento aos funcionários, manutenção de impressoras e atendimento a outras empresas do mercado.

Premeditado

Apesar dos empregados da área Facility terem recebido a notícia com surpresa, o Santander já havia premeditado a ação. Isso porque na última reunião semestral com a equipe, um “coach” foi convidado para apresentar uma palestra sobre o lado positivo das mudanças na vida e a importância de abraçar essas oportunidades.

A notícia sobre a transferência foi anunciada em um auditório com capacidade para 200 pessoas. O local estava lotado e havia ainda aproximadamente 50 empregados participando remotamente da reunião.

O banco chegou a pedir aos funcionários que comparecessem à reunião com as camisetas do departamento. O pedido também tinha segundas intenções, já que durante o evento, foi entregue a cada um deles uma camiseta da SX Tools. Segundo o movimento sindical paulista, o plano era que tirassem fotos do “antes e depois”, mas a notícia da terceirização não foi bem recebida pelos empregados, que se revoltaram e passaram a questionar a direção sobre os impactos nos direitos e benefícios já garantidos pela Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.

Diante da situação, a reunião foi interrompida pelo banco e a maioria dos empregados foi dispensada do expediente, em razão do emocional abalado.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região repudia veemente o mau caratismo do Santander. É inacreditável que um banco que foi condenado por três vezes por fraudar contratações de bancários – que foram transferidos para empresas terceirizadas do conglomerado, mas continuaram desempenhando as mesmas atividades – continue agindo com tamanha desonestidade. Basta de terceirização fraudulenta! Basta de precarização!

 

Notícias Relacionadas

Sindicato conquista na Justiça condenação do Santander por danos morais à ex-banespiana

Santander 23/05/2024

Sindicato conquista liminar determinando que Unimed autorize tratamento médico de bancária do Santander

Santander 22/05/2024

Sob justificativa de ação emergencial, Santander transfere gerentes Van Gogh de SP e do Rio para Superlinha

Santander 09/05/2024

Newsletter