SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bancário que contrair Covid deve abrir CAT

07/06/2021

Considerados “essenciais” pelo presidente Jair Bolsonaro, os bancos não puderam ser fechados durante a pandemia. Dessa maneira, a categoria bancária é uma das mais expostas ao risco de contágio pelo coronavírus.

Os dados mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelaram que, somente no setor bancário, o número de desligamentos por morte — não necessariamente por Covid-19 — cresceu 176,4% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado, saindo de 55 para 152! Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, é óbvio que esse enorme salto tem relação com a pandemia.

Além do alto índice de letalidade, o coronavírus tem grande potencial de deixar sequelas em suas vítimas. Por isso, a orientação do Sindicato aos bancários que porventura contraiam a Covid-19 é a seguinte: abram uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Se o banco onde você trabalha negar a emissão da CAT, fale com o Departamento Jurídico do Sindicato e envie a documentação. É muito importante que os trabalhadores tenham registro oficial de todo o seu histórico de adoecimentos, pois isso serve para buscar reparação na Justiça posteriormente, se for o caso.

Paulo Tonon, que é um dos diretores do Sindicato, fez um vídeo para dar mais detalhes sobre o assunto. Assista-o no canal da entidade no YouTube, em https://youtu.be/9AcIk5hLyzY.

Notícias Relacionadas

Vigilante do BB Rui Barbosa é baleado na nuca por adolescente; Sindicato exige emissão de CAT

Banco do Brasil 03/05/2024

Sindicato vai à Brasília contra reajuste abusivo do Saúde Caixa

02/05/2024

Em um ano, mais de 4 mil postos de trabalho de bancários foram eliminados no Brasil

26/04/2024

Newsletter