SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato vai ajuizar ações gratuitas para vítimas de fraude do saque emergencial do FGTS

20/11/2020

Bancos: Caixa Econômica Federal

Por meio de cadastros falsos no aplicativo Caixa Tem, criminosos estão fraudando o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A Caixa Econômica Federal não divulga o número de fraudes, mas o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região estima que deve ser bem grande, pois diversos empregados do próprio banco já entraram em contato dizendo que consultaram seu saldo no fundo e viram que os R$ 1.045 foram sacados por outra pessoa.

A imprensa tem noticiado as fraudes desde o mês passado, contando que a Caixa demora para resolver o problema — se é que resolve.

Tendo em vista que inúmeros trabalhadores foram vítima do golpe e que a Caixa tem tentado se eximir de sua responsabilidade, o Sindicato está se dispondo a ajudar os bancários ajuizando ações gratuitamente.

Porém, antes de acionar o Departamento Jurídico da entidade, é preciso que o bancário já tenha solicitado a resolução do problema junto ao banco. “Eventuais contestações de saques podem ser formalizadas pelo beneficiário diretamente em qualquer agência”, informa a Caixa, afirmando que “para os casos em que houver comprovação de saque fraudulento, o beneficiário será devidamente ressarcido”.

O Sindicato informa, ainda, que a Caixa pode negar a devolução do dinheiro por duas vezes, emitindo uma certidão ao fim da segunda avaliação do caso. É de posse desse documento que o Sindicato vai acionar a Justiça.

Notícias Relacionadas

Exposição ao bisnefol: Sindicato vai ajuizar ação coletiva em defesa dos caixas da CEF

Caixa Econômica Federal 09/10/2025

Direito ao adicional de insalubridade será pleiteado

CEF é condenada a pagar a bancário diferenças de PLR, decorrentes da inclusão do CTVA e do porte unidade na base de cálculo

Caixa Econômica Federal 03/10/2025

Vitória! Ação coletiva do Sindicato referente ao RH 151 da Caixa se torna definitiva e irrecorrível

Caixa Econômica Federal 26/09/2025

CEF foi condenada a pagar adicional de incorporação de função a quem exerceu a função ou cargo por dez anos ou mais

Newsletter