SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Caixa lança normativo que pode punir empregados por mau humor e uso de celular

16/11/2020

Bancos: Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal lançou o normativo CR 444 000, que trata do Programa de Incentivo às Práticas de Vendas Qualificadas (PQV). Entre as condutas dos bancários que passarão a ser monitoradas e passíveis de punição estão o mau humor, uso de celular, alimentar-se durante o atendimento e apontar o dedo.

Considerando essas condutas como “falha comportamental”, o banco poderá corrigi-las por procedimentos correcional – o qual a Caixa não deixou claro quais seriam essas ações corretivas – e até mesmo instauração de processo administrativo.

O normativo ainda determina que cabe “ao Gerente Chefe da Unidade e Gestor da Unidade Vinculante receber alertas decorrentes do PQV” e “aos gestores também corrigir as inadequações identificadas”. Ou seja, aumenta ainda mais o trabalho dos gestores e os coloca na posição de fiscais dos empregados.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o monitoramento dessas condutas consideradas “comportamentos inadequados” pela Caixa,  é absurdo e configura assédio moral. Desejar que o trabalhador fique o tempo todo de bom humor, é desejar que ele se transforme em um robô. É desumano fazer essa cobrança aos funcionários, que enfrentam diariamente diversas situações estressantes nas agências.

Além disso, o uso do celular não pode ser considerado uma conduta inadequada, já que muitas vezes os trabalhadores só estão checando informações enviadas pelos próprios gestores durante a jornada de trabalho. Vale lembrar que a cobrança de metas nos celulares particulares é proibida pela Convenção Coletiva da categoria (cláusula 39 da CCT 2018-2020).

O Sindicato não aceita que a Caixa exponha os empregados a esse normativo que só trará constrangimento e abusos aos trabalhadores.

 

Notícias Relacionadas

Dia Nacional de Luta pelo Saúde Caixa: Sindicato faz panfletagem contra teto de 6,5% e reajustes abusivos

Caixa Econômica Federal 17/09/2025

CEF quer cobrar 17 contribuições do Saúde Caixa em 2026

Caixa Econômica Federal 03/09/2025

Intenção do banco é que apenas os bancários arquem com o déficit de 2025, que deve ficar acima de R$ 500 milhões

Descaso: Vigilantes da CEF são obrigados a trabalhar sem horário de almoço

Caixa Econômica Federal 02/09/2025

Newsletter