SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Vitória! Justiça manda BB devolver valores que descontou em 2011 de incorporados da Nossa Caixa

27/04/2020

Bancos: Banco do Brasil

Na folha de pagamento de julho de 2011, o Banco do Brasil efetuou um desconto intitulado “verba de incorporação retroativa a janeiro de 2010” no salário de 657 bancários oriundos da Nossa Caixa — o banco paulista que foi incorporado pelo BB em novembro de 2009. Muitos trabalhadores chegaram a registrar saldo negativo em seu holerite naquele julho. Entre os trabalhadores atingidos pelo desconto, alguns faziam parte da base do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, então a entidade acionou a Justiça na tentativa de reverter o dano.

Quando do desconto, o BB alegou que, ao migrarem para o seu Plano de Cargos e Salários (PCS), em dezembro de 2009, esses funcionários tiveram uma progressão salarial indevida. Mas, para o Sindicato, a alegação era absurda, pois, em primeiro lugar, tal montante (a verba de incorporação) serviu à estratégia de sedução do BB para que os bancários da Nossa Caixa migrassem para o seu PCS.

Além disso, a parte que o BB alegava ter pago “a maior” para os bancários já havia se incorporado aos salários dos trabalhadores, independentemente de qualquer outra coisa. Para o Sindicato, se houve algum erro, ele ocorreu por parte do banco, o que ensejaria a incorporação de uma maneira ou outra.

Enfim, agora o que importa é que o processo iniciado pelo Sindicato já transitou em julgado com um resultado positivo para os representados, ou seja, os bancários que sofreram o desconto e que à época trabalhavam nos municípios de Bauru, Agudos, Avaí, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lucianópolis, Piratininga, Presidente Alves ou Ubirajara.

Se você faz parte desse grupo, entre em contato com o Departamento Jurídico do Sindicato. A entidade quer ter certeza de que nenhum bancário deixará de receber de volta o que lhe foi descontado indevidamente. O número do WhatsApp para esse fim é o (14) 99868-4551.

Notícias Relacionadas

BB recua após pressão sindical e libera substituições temporárias em novembro

Banco do Brasil 30/10/2025

BB veta substituição temporária e penaliza funcionários em nome da “racionalização das despesas”

Banco do Brasil 22/10/2025

Sindicato obtém vitória e BB é condenado ao pagamento da 7ª e 8ª horas aos gerentes de módulo e de serviços

Banco do Brasil 20/10/2025

Decisão da 3ª Câmara do TRT reforma sentença de primeira instância

Newsletter