SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Vitória! Justiça determina redução de jornada sem prejuízo de salário para bancária poder cuidar de filho autista

17/12/2021

Bancos: Caixa Econômica Federal

Compartilhe:

O desembargador Mário Sérgio Pinheiro, da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), reformou decisão da primeira instância e concedeu redução de jornada de trabalho de seis para quatro horas, sem prejuízo do salário, para bancária da Caixa Econômica Federal que teve filho diagnosticado com TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Ela alegava ser necessária a redução de sua carga horária no banco para poder acompanhar diariamente o tratamento do filho com fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional, entre outros profissionais especializados.

A Justiça entendeu que, embora o direito não esteja previsto na CLT, existe disposição no Estatuto dos Servidores Públicos Federais (Lei 8112/90) sobre o assunto. “A ausência de legislação pátria expressa, que assegure horário especial ao trabalhador que tenha filho dependente com deficiência, sem redução de salário e independentemente de compensação de horário, não impede, no entanto, o direito vindicado”, apontou a sentença proferida após interpretação de normas constitucionais e internacionais que versam sobre cidadania, dignidade e direito das pessoas com deficiência.

Apesar do processo ainda não estar concluído (transitado em julgado), a decisão da condenação da Caixa pela redução da jornada da trabalhadora, sem prejuízo salarial e sem necessidade de compensação de horas, já está sendo aplicada, pois a demora da decisão final poderia inviabilizar o resultado útil do processo e comprometer a saúde da criança.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região já tem uma ação coletiva, que ainda não foi julgada, com esse tema. Devido à demora, a entidade também está à disposição para ajuizar ações individuais, com pedidos de tutela antecipada, para os bancários que possuem filhos dentro do espectro autista.

Notícias Relacionadas

Sindicato reforça denuncia ao MPT sobre casos de assédio moral na Caixa

Caixa Econômica Federal 19/09/2022

Empregados da Caixa foram “convidados” a participar de desfile do 7 de setembro em Brasília em apoio ao governo Bolsonaro

Caixa Econômica Federal 12/09/2022

Caixa enrolou negociações durante 10 mesas

Caixa Econômica Federal 06/09/2022

Newsletter