SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Todo apoio à paralisação nacional dos caminhoneiros!

29/05/2018

Desde o dia 21 de maio, os caminhoneiros estão paralisados em todo o País. O principal item da sua pauta de reivindicações é a redução do preço dos combustíveis com o fim dos aumentos constantes aplicados pela Petrobras (foram quinze aumentos no período de apenas trinta dias que antecedeu o início do movimento).

O governo Temer tentou colocar fim à paralisação primeiramente pela via negocial. Publicou no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 28, uma medida provisória reduzindo em R$ 0,46 o preço do litro do diesel, além de isentar do pagamento de pedágio os caminhões vazios com eixo suspenso.

Embora essa proposta tenha agradado aos caminhoneiros autônomos, a paralisação continua, e o número de bloqueios em estradas aumentou para 521 locais na segunda.

Essa situação, somada ao inesperado apoio popular à paralisação, deixou o governo atordoado, a ponto de, num mesmo dia, o presidente Temer fazer dois pronunciamentos à nação.

Como a tendência é que a paralisação continue, Temer também já autorizou o uso até mesmo das Forças Armadas para desobstruir as estradas. Mais uma demonstração da fraqueza deste governo.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região apoia a luta dos caminhoneiros, mas ressalva que a luta tem de ser de toda a população: pela mudança da política adotada pelo governo na Petrobras (incentivo ao desmonte para depois privatizá-la) e pela redução imediata do preço dos combustíveis em geral.

Hoje, a administração da Petrobras segue os interesses dos investidores privados, que mandam na companhia através de Pedro Parente (o mesmo do “apagão” de FHC). Essa é a razão para que um país com a quantidade de petróleo do Brasil tenha um botijão de gás custando R$ 70.

Aproveitando o momento, os petroleiros já estão chamando paralisação de 72 horas a partir de quarta-feira, dia 30. O Sindicato espera que a CUT, que administra quase todos os sindicatos de bancários, faça o mesmo pela categoria, afinal, motivos não faltam para lutar.

(Bancários na Luta nº 30)

Notícias Relacionadas

Assembleia garante apoio financeiro para chapa que vai disputar eleição do Sindicato do Maranhão

23/04/2024

BB é condenado a pagar gratificação de função após descomissionar bancária indevidamente em Piraju

Banco do Brasil 23/04/2024

Caixa comunica transferência de Loterias Federais para subsidiária e sindicatos lutam contra a “privatização camuflada”

Caixa Econômica Federal 23/04/2024

Newsletter