SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato vence mais uma ação de incorporação de gratificação contra o BB

09/08/2021

Bancos: Banco do Brasil

Compartilhe:

Em junho de 2019, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região acionou a Justiça pleiteando incorporação de função para uma funcionária do Banco do Brasil que recebeu gratificação durante mais de dez anos e então foi descomissionada. A trabalhadora foi admitida pelo BB em dezembro de 2002 e passou a exercer funções gratificadas a partir de 2004.

De acordo com o item I da Súmula nº 372 do Tribunal Superior do Trabalho, “percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação tendo em vista o princípio da estabilidade financeira”.

Sendo assim, para o Sindicato, ao dispensá-la da função que ocupava o BB deveria ter incorporado à remuneração mensal da funcionária o valor proporcional aos valores recebidos por ela durante os dez anos anteriores ao descomissionamento.

O juiz Breno Ortiz Tavares Costa, da 1ª Vara do Trabalho de Bauru, concordou com o entendimento do Sindicato e, há pouco mais de um mês, condenou o BB a incorporar ao salário da funcionária o pagamento da gratificação de função a partir de sua supressão.

“Registre-se que o entendimento aqui adotado não colide com a redação do Art. 468, §2º, da CLT, porquanto à época em que houve a vigência da Lei n.º 13.467 [a lei da reforma trabalhista], em 11/11/2017, a reclamante recebia há mais de dez anos a gratificação de função, não havendo impedimento à incorporação pretendida”, explicou o magistrado.

Ainda segundo o juiz, o valor incorporado ao salário da trabalhadora “deverá ser reajustado de acordo com os índices de reajuste salarial acordados pelos sindicatos da categoria” anualmente.

Vitória!

Notícias Relacionadas

Sindicato conquista na Justiça suspensão de descontos na conta bancária de funcionária do BB que se encontra no limbo previdenciário

Banco do Brasil 09/08/2022

Após vitória na Justiça, Sindicato começa a devolver contribuição sindical de 32 bancários que são vinculados a Ribeirão Preto

Banco do Brasil 05/08/2022

Sindicato intervém e exige fim das lives de venda de produtos durante atendimento dos caixas do BB

Banco do Brasil 05/08/2022

Newsletter