SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

Notícias

Sindicato realiza plenária virtual sobre os caixas do BB, na sexta-feira (9)

06/04/2021

Bancos: Banco do Brasil

Compartilhe:

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realiza nesta sexta-feira (9), às 17 horas, uma plenária virtual sobre a situação dos caixas do Banco do Brasil.

A plenária, que será realizada no Google Meet (através deste link: https://meet.google.com/znm-ndbg-kac) terá a participação de Sérgio Ribeiro, advogado da entidade, que irá explicar mais sobre o caso e estará disponível para esclarecer dúvidas dos bancários.

Em janeiro, o Banco do Brasil anunciou uma nova reestruturação e dentre diversas mudanças, a instituição extinguiu a função de caixa e deixou de pagar a gratificação aos escriturários que recebem o valor para trabalhar nessa função, determinando que esses funcionários receberiam apenas por dia trabalhado no cargo. No entanto, em fevereiro, uma liminar obtida pela Contraf-CUT proibiu o BB de realizar essas mudanças.

Na decisão, o juiz Antonio Umberto de Souza Junior, da 6ª Vara do Trabalho de Brasília, ressaltou que a gratificação não pode ser retirada dos funcionários que a recebiam no momento da mudança realizada pelo banco e que deve ser incorporada ao salário daqueles que a recebem a mais de 10 anos. Ou seja, com a liminar, o Banco do Brasil foi obrigado a reintegrar imediatamente as gratificações de todos os caixas executivos que já estavam nomeados antes do anúncio da reestruturação, em 11/01/2021.

Há alguns dias, a Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito) também conquistou liminar sobre a questão dos caixas. Assim, somente as bases sindicais da oposição bancária ficaram sem o benefício dessa decisão coletiva.

Apesar disso, o Sindicato já tem uma ação que reivindica a não extinção da função de caixa, e já pediu habilitação nas ações da Contraf e da Contec. Essas medidas jurídicas serão discutidas durante a plenária de sexta-feira. Participe!

Notícias Relacionadas

Sindicato recupera gratificação para funcionário do BB descomissionado durante afastamento por doença

Banco do Brasil 19/04/2021

BB, Itaú, Bradesco e Santander começam vacinação contra a gripe H1N1

Banco do Brasil 19/04/2021

Finalmente! Fenaban vai apresentar proposta de protocolo para a pandemia

Banco do Brasil 14/04/2021

Newsletter