SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato protesta contra promoção ‘fake’ no Bradesco

08/02/2019

Bancos: Bradesco

Nesta sexta-feira, dia 8, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região fez um protesto no Bradesco de Itaí para denunciar uma prática comum no banco, que consiste em promover um empregado sem, no entanto, pagar-lhe a remuneração do novo cargo – meses se passam até que o bancário se veja realmente promovido, ganhando mais pelo trabalho de maior responsabilidade.

Diretores do Sindicato levaram caixa de som e microfone para contar à população que o Bradesco, apesar dos lucros bilionários de todo ano, ainda insiste na prática de economizar migalhas às custas de bancários ‘promovidos’

Essa prática do Bradesco penaliza o funcionário duplamente: em primeiro lugar porque normalmente ele tem de se mudar de cidade para obter a promoção (o que gera um gasto não previsto até então), e em segundo lugar porque o funcionário tem de trabalhar com mais atribuições e maior responsabilidade, mas recebendo a mesma velha quantia.

Foi o que aconteceu em Itaí: a empregada se mudou para lá, começou a exercer a nova função e o salário… ó. Para piorar, ela foi demitida no fim de janeiro.

PROMOÇÃO? SÓ QUE NÃO! (Arte produzida pelo Sindicato para o protesto)

Prática condenável

Em 2013, o Ministério Público do Trabalho da 4ª Região moveu uma ação civil pública (processo nº 0020218-02.2013.5.04.0020) contra o Bradesco por causa de dispensas discriminatórias (dois irmãos, de agências distintas no RS, foram demitidos no mesmo dia em represália ao fato do pai deles, ex-gerente do banco, ter ajuizado uma ação trabalhista) e por causa de sonegação de aumentos salariais decorrentes de promoções de funcionários.

A condenação veio em 2017, com o Bradesco sendo obrigado a pagar cerca de R$ 800 milhões por danos morais coletivos (1% do lucro obtido entre 2008 e 2012).

O juiz obrigou o banco a “sempre que atribuir funções ou alterar as funções já exercidas pelos seus funcionários, pagar e conceder, imediatamente ou retroativamente, o acréscimo salarial correspondente e os demais direitos decorrentes do exercício de funções do novo cargo ou das novas atribuições”.

Notícias Relacionadas

Bradesco lança campanha de vacinação contra gripe para funcionários após reivindicação de sindicatos

Bradesco 05/04/2024

Bancário do Bradesco aceita acordo para encerrar ação de horas extras

Bradesco 28/03/2024

Cobrança abusiva de regional de Bauru do Bradesco é denunciada nacionalmente

Bradesco 22/03/2024

Newsletter