SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato protesta contra atraso salarial de terceirados do BB

05/09/2019

Bancos: Banco do Brasil

Hoje, dia 5 de setembro, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região fez um protesto em frente à Superintendência Regional do Banco do Brasil, localizada na quadra 7 da rua Primeiro de Agosto, para denunciar os problemas de duas empresas contratadas pelo banco, uma de limpeza e uma de vigilância.

A terceirizada de limpeza, que presta serviço nas agências Primeiro de Agosto e Shopping e também nas duas unidades de arquivo do BB, está pagando incorretamente os salários e os vales alimentação e transporte – ou paga com atraso, ou paga valores inferiores aos que foram prometidos aos empregados.

Já a empresa que presta serviço de vigilância em praticamente todas agências de Bauru, como a Primeiro de Agosto e Bela Vista, não pagou integralmente a PLR dos empregados. Além disso, alguns vigilantes não conseguiram sacar o Abono Salarial por problemas relativos à RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), que é o conjunto de dados que as empresas fornecem ao governo.

Antes da reforma trabalhista de 2017, um trabalhador tinha a opção de cobrar seus direitos tanto da empresa que o empregava diretamente quanto da empresa tomadora do serviço, caso a primeira não cumprisse com suas obrigações trabalhistas. Agora, a empresa tomadora somente responde pelos créditos dos trabalhadores terceirizados que atuaram em seu benefício quando a empresa empregadora, acionada judicialmente, não paga o débito.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a reforma trabalhista só serviu para diminuir os direitos dos trabalhadores e fragilizar ainda mais as relações trabalhistas, inclusive com a permissão da terceirização em atividades fins.

Notícias Relacionadas

Bancária recebe quase R$ 39 mil por desenvolver doença ocupacional no BB

Banco do Brasil 15/04/2024

Começou a eleição para os conselhos do Economus! Sindicato apoia Elias Maalouf

Banco do Brasil 08/04/2024

Chapas apoiadas pelo Sindicato de Bauru e Região conquistam 23,4% dos votos em eleições da Cassi

Banco do Brasil 27/03/2024

Newsletter