SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato participa de mobilização nacional contra o rol taxativo da ANS, nesta quarta-feira, 8, na Câmara de Bauru

07/06/2022

Crédito: Instituto Lagarta vira Pupa

Compartilhe:

Na quarta-feira (8), diversas cidades do país irão realizar mobilizações contra o rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em Bauru, a manifestação será realizada em frente à Câmara Municipal de Bauru, às 11h30. O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região estará presente.

O ato ocorrerá por conta da votação que será realizada no mesmo dia, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decidirá se o rol de atuação da ANS será taxativo ou se continua exemplificativo.

Caso passe a ser taxativo, os planos de saúde deixam de cobrir terapias e tratamentos que não estão previstos pela agência reguladora, mesmo que tenham prescrição médica e sejam cientificamente comprovados. A medida afetará diretamente crianças, adolescentes e adultos autistas, e também pessoas com deficiência, pacientes com doenças graves (câncer e outras patologias raras).

Já se continuar no rol exemplificativo, como é atualmente, os procedimentos de saúde não previstos pela ANS continuarão cobertos pelos planos de saúde, desde que tenham prescrição médica.

Autistas

Na hipótese do rol ser considerado como taxativo, terapias inclusas pela ABA (Análise do Comportamento Aplicada) – método comprovado cientificamente como a forma de intervenção mais bem-sucedida para autistas – não serão cobertas nem mesmo através de processo judicial.

A manifestação de Bauru contará com a presença de um grupo de mães de autistas, além de pessoas que têm familiares com deficiência. Confira no canal do Youtube do Sindicato vídeo sobre esse ato, clique aqui.

Durante a votação do rol da ANS, haverá também um tuitaço na rede social Twitter, utilizando a hashtag #RolTaxativoÉRetrocesso #RolTaxativoMata

Participe!

Notícias Relacionadas

Nota de falecimento: Luiz Alberto Hoshino, bancário aposentado do BB

Banco do Brasil 29/09/2022

Bancários alcançaram R$ 23.564,98 em verbas relacionadas à alimentação em 2022

29/09/2022

Sindicato vence ação e bancária do Santander recebe quase R$ 400 mil por danos materiais e morais

Santander 29/09/2022

Newsletter