SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato consegue ‘recomissionar’ duas funcionárias do BB

Juiz decretou nulidade dos descomissionamentos e determinou o retorno às funções comissionadas

01/03/2018

Bancos: Banco do Brasil

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região obteve duas vitórias inéditas na Justiça do Trabalho, fazendo com que duas funcionárias do Banco do Brasil recuperassem a função comissionada que haviam perdido por causa da reestruturação de 2017.

As ações, individuais, tiveram como fundamento a Súmula Nº 372 do Tribunal Superior do Trabalho (aquela que leva em conta o princípio da estabilidade financeira) e, principalmente, a cláusula quadragésima quinta do acordo aditivo do BB. A cláusula, que se encontra no Acordo Coletivo vigente (ACT 2016/2018), diz que “o banco [BB] observará três ciclos avaliatórios consecutivos de GDP com desempenhos insatisfatórios como requisito para dispensa de função ou de comissão em extinção de funcionário”. Ou seja: as bancárias só poderiam ter sido descomissionadas após três avaliações insatisfatórias – o que não aconteceu.

Coincidentemente, foi o juiz Jeferson Peyerl, da 1ª Vara do Trabalho de Bauru, quem julgou as duas reclamações do Sindicato, e seu entendimento foi o mesmo do Sindicato. Para ele, as funcionárias somente poderiam ser dispensadas de função ou comissão em extinção após três ciclos avaliatórios.
Como não havia três avaliações negativas em nenhum dos casos, o juiz decretou a nulidade dos descomissionamentos e condenou o BB a retornar as bancárias “ao cargo/função comissionada anterior (ou outro equivalente, caso não exista mais o cargo/função) com a remuneração recebida anteriormente”. Também concedeu liminar para que o BB cumprisse a decisão em 48 horas. Vitória!

Notícias Relacionadas

3ª Câmara do TRT-15 determina imediata reintegração de bancário autista, demitido pelo BB durante estágio probatório

Banco do Brasil 12/09/2025

Banco também foi condenado a pagar indenização por danos morais

Assédio moral institucionalizado no BB precisa acabar!

Banco do Brasil 10/09/2025

Caso práticas abusivas continuem, Sindicato irá denunciar situação ao Ministério Público do Trabalho

BB, Safra, Itaú e Mercantil anunciam data de pagamento da PLR. Confira!

Banco do Brasil 03/09/2025

Newsletter