SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato ajuíza ação contra aumento abusivo do plano de saúde do Economus

10/07/2019

Bancos: Banco do Brasil

Compartilhe:

Para tentar suspender imediatamente o aumento abusivo do plano de saúde FEAS, do Economus, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ajuizou na semana passada uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência contra o Banco do Brasil. “A questão central em debate é o tratamento isonômico entre os empregados do BB […] em face daqueles egressos das incorporações de outros bancos” (como a Nossa Caixa, por exemplo).

Para o Sindicato, essa desigualdade “acaba por gerar uma imensa custa aos beneficiários do quase extinto FEAS”. Sim, o BB discrimina os funcionários oriundos da Nossa Caixa ao continuar impedindo que eles migrem do Economus para a Cassi.

A ação civil pública defende que o reajuste da mensalidade dos contratos de plano de saúde regula-se pela Lei 8.880/94, que vedou reajustes em período inferior a um ano e por índices de correção monetária superiores aos oficiais (conforme Lei 9.069/95, artigos 27 e 28, § 1º). A Lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos privados de assistência à saúde, é posterior à Lei 8.880/94 e não alterou esse critério. Logo, o reajuste é ilegal.

Os problemas do Economus foram detalhados numa plenária dia 10 de junho no Sindicato. Os vídeos estão em nosso canal no YouTube.

Notícias Relacionadas

PLR do Santander será paga dia 28 de fevereiro

Banco do Brasil 02/02/2023

Audiência de conciliação sobre extinção da função de caixa executivo do BB será no dia 10 de fevereiro

Banco do Brasil 30/01/2023

Sindicato denuncia à Polícia Federal falta de vigilantes no Escritório Leve do BB

Banco do Brasil 30/01/2023

Newsletter