SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato ajuíza ação coletiva pela reintegração de 24 trabalhadores da região demitidos pelo Bradesco durante a pandemia

02/12/2020

Bancos: Bradesco

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ajuizou ontem, dia 1º, uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência pleiteando a reintegração dos 24 trabalhadores de sua base territorial que foram demitidos sem justa causa pelo Bradesco neste período de calamidade pública — que termina em 31 de dezembro se não for prorrogado.

A ação se justifica porque vários dos grandes bancos, entre eles o Bradesco, assumiram publicamente o compromisso de não demitir durante a pandemia. A promessa gerou expectativa positiva nos trabalhadores, mas, infelizmente, revelou-se uma mentira. Milhares de bancários já foram demitidos em todo o Brasil, não somente pelo Bradesco, mas também pelo Itaú e pelo Santander.

Muitos desses trabalhadores ludibriados pelos bancos foram, inclusive, demitidos de maneira covarde, por aplicativos de mensagens, por e-mail e até por telegrama. Uma vergonha!

Caso a Justiça indefira a readmissão, o pedido é que, pelo menos, ela obrigue o banco a depositar R$ 30 mil por empregado demitido num fundo em favor dos trabalhadores.

Para o Sindicato, o Bradesco abusou do seu direito de demitir, “uma vez que o fez violando a dignidade humana, os valores sociais do trabalho, além de privar, injustamente, o trabalhador de sua fonte de rendimento, em plena pandemia e quarentena declarada pelos poderes públicos, o que impede a realocação do trabalhador no mercado de trabalho”.

Acompanhe o processo

A ação coletiva do Sindicato foi ajuizada na 9ª Vara do Trabalho de Campinas. Para acompanhar sua tramitação, visite o site do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e busque pelo processo 0011593-35.2020.5.15.0114.

Notícias Relacionadas

Bradesco lança campanha de vacinação contra gripe para funcionários após reivindicação de sindicatos

Bradesco 05/04/2024

Bancário do Bradesco aceita acordo para encerrar ação de horas extras

Bradesco 28/03/2024

Cobrança abusiva de regional de Bauru do Bradesco é denunciada nacionalmente

Bradesco 22/03/2024

Newsletter