SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Setembro Amarelo: “Criando esperança por meio da ação”

03/09/2021

O 9º mês do ano sempre é marcado pela campanha de prevenção ao suicídio, “Setembro Amarelo”, criada em 2015, pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) em conjunto com o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Neste ano, o CVV irá utilizar o conceito “criando esperança por meio da ação” em sua campanha (confira o vídeo, clique aqui).

A pandemia de coronavírus trouxe um grande impacto na saúde mental e emocional dos brasileiros, principalmente aos trabalhadores que integraram os serviços essenciais – aqueles que não puderam parar suas atividades mesmo com a quarentena. Diante disso, a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio – IASP, sugeriu como tema para ser trabalhado na campanha, a frase “criando esperança por meio da ação”.

“A intenção é estimular as pessoas a levarem esperança por meio de ações, e não passivamente. Podem ser ações coletivas ou individuais, mas é importante que elas existam para haver mais esperança em meio a tantas tristezas e incertezas. Quando pensamos no que nos dá esperança, normalmente lembramos de algo em movimento, um gesto, uma iniciativa, algo prático que nos inspira e mostra que é possível superar o que estamos passando, portanto estimular a conversa aberta, a conscientização sobre esse assunto, pode estar nas mãos de todos”, diz o CVV.

Para isso, o CVV lançou, com apoio do UNICEF, um conjunto de três séries de vídeos com o objetivo de reduzir os índices crescentes de suicídio entre jovens e adolescentes no Brasil. O material tem curadoria de especialistas em saúde mental e apesar do Centro contar com mais de 4.000 voluntários, a procura por palestras no mês de setembro é grande, por isso os vídeos serão enviados aos interessados, que deverão entrar em contato através do telefone: (14) 99192-0415.

O CVV oferece apoio emocional 24 horas, gratuito e sigiloso, pelo telefone 188. Além disso, as pessoas que precisarem de ajuda também podem entrar em contato pelo e-mail:  [email protected].

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região apoia a campanha “Setembro Amarelo” e também acredita que ações efetivas são fundamentais para fazer a diferença na vida de quem está sofrendo. No caso da categoria bancária, onde há pressão, sobrecarga de trabalho, metas abusivas e assédio moral, o adoecimento dos trabalhadores infelizmente é uma constante.

Por isso, a entidade oferece atendimento psicológico gratuito aos bancários sindicalizados, toda segunda-feira, das 17h às 20h, com a psicóloga Ana Letícia San Juan. No momento, os atendimentos são realizados virtualmente e têm duração de 50 minutos. Para agendar um horário, os trabalhadores deverão entrar em contato com a entidade através do telefone: (14) 3102-7270.

Notícias Relacionadas

Santander é condenado a pagar gratificação especial por tempo de serviço a bancário demitido sem justa causa

Santander 28/03/2024

Bancário do Bradesco aceita acordo para encerrar ação de horas extras

Bradesco 28/03/2024

Caixa é condenada a reduzir carga horária semanal dos empregados com filhos ou dependentes PcD

Caixa Econômica Federal 28/03/2024

Newsletter